Nova metodologia do Ibovespa chamada de “espanta-OGX” começa em maio de 2014

Além disso, a carteira de janeiro a abril de 2014 já será uma média da metodologia atual e da próxima

Publicidade

SÃO PAULO – A nova metodologia do Ibovespa irá ser utilizada pela 1ª vez em maio de 2014, comunicou a empresa nesta quarta-feira (11). Chamada de “espanta-OGX” por algumas pessoas do mercado, a ideia é eliminar a possibilidade de que penny stocks, aquelas que valem menos de R$ 1,00, façam parte do índice – situação apenas da OGX Petróleo (OGXP3). 

Além disso, a carteira de janeiro a abril de 2014 já será uma média da metodologia atual e da próxima. A empresa divulgou também que a forma de ponderação das empresas será alterada, assim como o próprio cálculo do índice de negociabilidade – que determina quais são as ações que podem entrar. 

Outras mudanças anunciadas são alterações nos critérios de inclusão e exclusão da carteira e permanência na carteira em caso de suspensão de negociação. Haverá também um limite de participação por empresa. “Com as mudanças, a BM&FBovespa alinha a metodologia do seu principal índice com o que é praticado em outros países e adapta o Ibovespa ao cenário atual do mercado de capitais brasileiro”, afirma a carta assinada por Edemir Pinto, presidente da bolsa, e Eduardo Guardia, diretor executivo de produtos.