Em mercados

"A Grande Aposta": o melhor filme sobre a crise de 2008

Nos 10 anos da falência do Lehman Brothers, filme lançado em 2016 ainda é uma aula do que aconteceu e das consequências desta história

A Grande Aposta
(Facebook)

SÃO PAULO - Neste sábado (15), completam 10 anos do evento que marcou uma das maiores crises da história, a falência do Lehman Brothers. E uma ótima forma de conhecer mais sobre essa história, entendendo o que levou o banco a quebrar e as consequências disso tudo é o filme "A Grande Aposta" ("The Big Short" em inglês), uma adaptação do livro homônimo escrito por Michael Lewis.

Lançado no Brasil em janeiro de 2016, o filme conta a história de um grupo de investidores que, enquanto todo mundo vivia uma euforia com o sistema imobiliário e bancário, já começavam a ver sinais de que algo não estava certo. Esta visão levou não só à criação de um novo mecanismo de investimento na queda das ações de bancos, como deixou estes homens ricos enquanto o mundo quebrava com a crise.

Um dos principais pontos que tornam "A Grande Aposta" essencial, não só para quem acompanha o mercado financeiro, mas para quem quer aprender sobre o que aconteceu é a forma como a obra aborda o período em que a crise foi surgindo até o seu ápice.

Iniciando a história alguns anos antes do fatídico 2008, o longa consegue registrar e explicar para quem não sabe o que foi este período de forma muito didática, sem deixar de usar os termos que realmente são usados no mercado, mas ajudando os leigos a entender o que isso significa.

Em diversos momentos, o filme cria momentos lúdicos, usando nomes como a atriz Selena Gomez e o chef Anthony Bourdain, para explicar termos específicos do mercado financeiro. Por curiosidade, a expressão "short" usada no nome do filme trata exatamente de um termo do mercado para quando um investidor "fica vendido" em uma ação, ou seja, acredita que aquele ativo irá cair (que foi o que os protagonistas do filme fizeram).

Leia também:
As 6 lições que aprendi com o filme "A Grande Aposta"
Conheça os verdadeiros gênios de "A Grande Aposta" e o que eles fazem hoje

Na ocasião do lançamento, algumas publicações americanas até "se sentiram culpadas" por rirem do filme sendo que a história que ele conta levou praticamente todo o mundo a uma crise econômica, além de tirar o emprego de milhões de pessoas e falir grandes instituições. Mas é inegável o acerto do diretor Adam McKay em contar a história de forma bastante lúdica e divertida.

"A Grande Aposta" não trata exclusivamente da falência do Lehman Brothers, mas é uma aula para quem quer entender o que estava por trás da quebra de uma das instituições financeiras mais importantes das últimas décadas. Mais do este evento específico, o filme trás lições importantes para os investidores e deixa claro que o velho lema do "Too Big to Fail" ("Grande demais para quebrar", em tradução livre) nunca deve ser esquecido.

Quer investir em ações com a menor corretagem do Brasil? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Contato