Em mercados

Brexit: veja o cronograma e que horas deve sair o resultado do referendo

Cronograma mostra que, para os brasileiros, o resultado da votação só deve ser divulgado durante a madrugada da sexta-feira

Brexit
(Bloomberg)

SÃO PAULO - Nesta quinta-feira (23) ocorre um dos eventos mais aguardados pelo mercado nos últimos tempos. Mas muita gente ainda não sabe direito como irá ocorrer todo o processo do referendo que pode marcar a saída do Reino Unido da União Europeia. Para os brasileiros a situação é ainda mais chata porque o encerramento da apuração e o resultado final só devem ser divulgados durante a madrugada de sexta-feira (24).

Lembrando que a diferença de hora entre Londres e Brasília é de 4 horas, ou seja, com o início da votação programado para 7h no horário local, para quem quiser acompanhar o evento por aqui precisará estar acordado às 3h da manhã. Por outro lado, o fechamento das urnas ocorrerá no fim da tarde de quinta, às 18h (ou 22h no horário de Londres).

O processo não será rápido e sua duração total deve chegar a 24h, levando a divulgação oficial a acontecer apenas às 7h no horário local, ou 3h em Brasília. Apesar disso, segundo as estimativas de diversos sites internacionais, por volta das 5h já poderemos ter um lado vitorioso, com a expectativa de que 80% das urnas já terão sido apuradas neste momento.

Confira abaixo o cronograma esperado para o referendo:

Horário de Brasília

Horário de Londres

Evento
3h 7h Início da votação
18h 22h Fechamento das urnas
19h30 23h30 Anúncio do percentual de votos elegíveis
20h30 00h30 Primeiros resultados
Entre 23h e 0h Entre 3h e 4h (dia 24) Resultado de metade das regiões
1h (dia 24) 5h 80% dos resultados apurados
3h 7h Final da apuração

 

Contato