Em mercados

PIB dos EUA cresce 1,7% no 2º trimestre, levemente acima do esperado

Mercado esperava um avanço de 1,6% na segunda prévia da atividade econômica do país; na 1ª prévia, expansão esperada era de 1,5%

eua_bandeira_2
(Getty Images)

SÃO PAULO - A segunda prévia do PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos apontou que a economia norte-americana avançou 1,7% no segundo trimestre de 2012, ficando levemente acima das projeções dos analistas, que esperavam uma expansão de 1,6% na atividade econômica norte-americana.

O número também mostra melhora em relação à primeira prévia divulgada pelo Departamento de Comércio do país, que apontava expansão de 1,5%. Contudo, o resultado ainda é abaixo do crescimento relatado nos primeiros três meses do ano (+2,0%).

Já o deflator do PIB, que mede basicamente o custo de uma cesta de bens na economia norte-americana, registrou avanço de 1,6%, exatamente em linha com a expectativa. Na medição anterior, a alta do indicador também foi de 1,6%.

Entenda o indicador
O GDP (Gross Domestic Product) é a sigla em inglês para Produto Interno Bruto. Ele é calculado pelo Departamento de Comércio norte-americano. O PIB mede todos os bens e serviços finais produzidos na economia em determinado período.

Ele é formado por cinco componentes: consumo, investimento, gastos governamentais, nível de estoque e saldo de comércio exterior. O consumo representa quase 2/3 do PIB norte-americano, e é um dos componentes menos voláteis.

 

Contato