Publicidade
SÃO PAULO – No Reino Unido, já existe um protótipo para substituir a carteira de motorista convencional por uma licença virtual, que possa ser apresentada no smartphone.
Oliver Morely, CEO da DVLA (Agência de Licenciamento de Motoristas e Veículos) britânica, publicou em seu twitter uma imagem do aplicativo Wallet, do iPhone, com uma carteira de motorista. Ele explicou que esse ainda é um protótipo e que não deve substituir a licença física, mas que é uma tentativa de modernizar.
So here’s a little prototype of something we’re working on #drivinglicence pic.twitter.com/a5eItrdiNI
— Oliver Morley (@omorley1) May 13, 2016
1) prototype = no timeline yet
2) not replacement for photocard, an add-on
3) security our priority
4) possible because #nomorecounterpart— Oliver Morley (@omorley1) May 13, 2016
Hoje, a licença para dirigir do Reino Unido consiste de uma carteira física com identificação por foto – semelhante à do Brasil – e uma folha de papel comprovando o documento. Apenas no ano passado, segundo informações do CNBC, esse segundo papel foi abolido. Nos Estados Unidos, o estado de Iowa já testou o uso das carteiras de motoristas digitais.
Além da carteira de motorista, passaportes também podem passar a ser digitais: a empresa De La Rue, maior fabricante de passaportes do mundo, anunciou no início do ano que já está trabalhando em passaportes digitais.
A ideia do aplicativo Wallet, do iPhone, é de substituir papéis e cartões físicos pelos digitais. Nele, já é possível armazenar comprovantes de reserva de hotel, ingressos de shows e festas, etc.