No mundo, preço médio da hospedagem sobe 4% em 2011

Segundo estudos da Hotels.com, eventos políticos e naturais causaram níveis mais acentuados de variação no preço dos hotéis

•

Publicidade

SÃO PAULO – O valor das diárias de hotel cresceu, em média, 4% em todo o mundo em 2011, na comparação com 2010, revelou o Índice de Preços de Hotéis, divulgado nesta terça-feira (13) pela Hotels.com.

Já a ocupação aumentou entre 2% a 3% durante grande parte do ano. Este aumento na demanda, considerado modesto pelo estudo, junto com o lento refortalecimento das economias de algumas nações, possibilitou ligeiro aumento de preço em todo mundo.

Segundo o estudo, o aumento também é uma continuidade do processo de recuperação das quedas registradas no ano de 2008.

Região
O preço médio anual da hospedagem subiu 4% na América Latina, 5% na América do Norte (maior aumento da região desde 2007) e 2% na Europa, em 2011, ante o mesmo período de 2010.

Na Ásia, por sua vez, o preço médio da hospedagem caiu 2% no ano, resultado que se deve ao terremoto no Japão, no mês de março, que levou à queda na procura por hospedagem na região.

O levantamento baseia-se nas reservas feitas pelo site e acompanha os preços reais pagos por um quarto de hotel (e não as tarifas anunciadas) em aproximadamente 142 mil estabelecimentos em mais de 19 mil locais pelo mundo.