Nissan Motor não desenvolve novos modelos e perde mercado no Japão

A empresa automobilística registra diminuição das vendas e queda nos lucros, perdendo mercado para as concorrentes

Publicidade

SÃO PAULO – A Nissan Motor, terceira maior empresa automobilística japonesa, informou que seus lucros caíram pelo terceiro trimestre consecutivo. A queda da demanda doméstica e a diminuição das vendas de caminhões para os EUA, acompanhada do aumento das taxas pagas pela empresa, provocaram os resultados pessimistas da companhia.

As vendas no Japão caíram devido à falta de novos modelos de carros, sugerem analistas. Há 16 meses a Nissan não desenvolve nenhum novo modelo regular para o mercado doméstico. No mesmo período, a Toyota criou 11 novos carros e a Honda introduziu mais 3 modelos no mercado japonês.

Queda na venda de carros de maior valor

Segundo analistas, os veículos maiores e mais rentáveis estão perdendo espaço nos Estados Unidos e, somente os carros baratos, como o Versa e o Sentra, têm apresentado boas vendas. O preço da gasolina nos EUA subiu, chegando a US$ 3 o galão, colaborando assim, para os baixos rendimentos da Nissan.

Análise de Ações com Warren Buffett

A margem de lucro da companhia neste trimestre foi de 6,1%, o que mostra uma queda em relação ao 6,8% registrado no trimestre passado.