Nikkei tem máxima em mais de 8 meses com iene mais fraco

O triunfo do Partido Liberal Democrata do Japão nas eleições puxou o iene para o menor nível em 20 meses ante o dólar

Reuters

Publicidade

TÓQUIO – O triunfo do Partido Liberal Democrata do Japão nas eleições puxou o iene para o menor nível em 20 meses ante o dólar, o que levou o índice Nikkei ao maior nível de fechamento em oito meses e meio devido a expectativas de que as empresas japonesas terão lucros de exportação muito melhores que o esperado.

Mas as bolsas regionais sucumbiram a uma realização de lucros após o rali da última semana, com investidores reduzindo posições antes das festas de fim de ano, em meio a temores de que Washington não evitará o “abismo fiscal” de aumento de impostos e cortes de gastos que podem prejudicar os Estados Unidos e a economia global.

Às 7h48 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,49 por cento, interrompendo uma sequência de oito dias de ganhos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As ações de Xangai subiram 0,45 por cento depois que a agência de notícias oficial Xinhua informou no domingo que a China prometeu manter as políticas econômicas estáveis em 2013, abrindo margem de manobra diante dos riscos globais, enquanto aprofunda as reformas para apoiar o crescimento de longo prazo.

Na sexta-feira (14), o índice de Xangai avançou 4 por cento e as ações de Hong Kong atingiram o maior nível em 16 meses.

As ações australianas caíram 0,21 por cento num pregão de baixo volume, mas o setor de recursos básicos encontrou suporte em preços firmes do minério de ferro, o que ajudou o mercado a alcançar a máxima em 17 meses na semana passada.

Continua depois da publicidade

“Há um pouco de dinheiro saindo de ações de alta rentabilidade como bancos e se dirigindo para recursos básicos”, afirmou o operador do Burrell & Co Jamie Elgar sobre as ações australianas.

O índice de Seul encerrou em baixa de 0,60 por cento, o mercado recuou 0,41 por cento em Hong Kong e a bolsa de Taiwan perdeu 0,88 por cento, enquanto Cingapura teve queda de 0,31 por cento.