Nikkei fecha em alta, com otimismo em torno do mercado de commodities

Índice Baltic Dry sobe, enquanto Goldman Sachs vê setor de trade atrativo no Japão; em Xangai, realização de lucros gera perdas

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Estendendo os ganhos da última sessão, o índice Nikkei fechou com nova valorização nesta quarta-feira (20), impulsionado por companhias correlacionadas com o mercado de commodities.

Do outro lado do mar do Japão, a bolsa de Hong Kong encerrou em baixa, assim como a bolsa de Xangai, sendo a última afetada por metalúrgicas.

Commodities impulsionam Tóquio

Aprenda a investir na bolsa

Indicando retomada no mercado de commodities, o índice The Baltic Dry, responsável por mensurar os custos de transporte marítimo para esses artigos primários, marcou a décima terceira alta consecutiva e atingiu o maior patamar dos últimos sete meses. Em reflexo do horizonte de maiores ganhos, os papéis das transportadoras Kawasaki Kisen e Mitsui O.S.K. Lines avançaram 4,7% e 2,1%, respectivamente.

Para o Goldman Sachs, o setor de trade japonês é “atrativo” no momento, ao passo que os analistas creem que o fundo do poço já faz parte do passado para o comércio internacional. Como resposta, os papéis da casa de trade Mitsubishi subiram 5%, assim como os da rival Mitsui & Co, cuja valorização foi de 5,9%. Cabe ressaltar que o banco ainda recomendou compra aos primeiros ativos.

Realização de lucros em Xangai

Diante da crença por parte dos investidores de que as altas acumuladas no ano do índice Shangai Composite foram excessivas e não refletem o horizonte de lucros das instituições, observou-se forte realização de lucros no pregão.

Inseridas no cenário, os papéis da Zhuzhou Smelter Group caíram 5%, levando sua valorização acumulada no ano para 141%. Na mesma esteira, as ações de Aluminum Corporation of China e Jiangxi Copper declinaram 9,8% e 1,9%, respectivamente.

Confira as cotações

O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, encerrou o pregão em alta de 0,59%, chegando a 9.345 pontos e, com isso, o acumulado no ano aponta para ganhos de 6,83%.

Já o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, apresentou leve baixa de 0,39%, enquanto o índice Shangai Composite, da Bolsa de Xangai, caiu 0,94%.


%Var DiaPontos%Var 30D%Var Ano
Nikkei+0,599.345+4,70+6,83
Hang Seng-0,3917.476+10,95+22,76
Shangai Composite-0,942.651+3,67+45,62

PUBLICIDADE