Netflix ganha 9,33 milhões de clientes, superando previsões do mercado

Novos assinantes também ajudaram a Netflix a superar as previsões de vendas e lucro

Bloomberg

O logotipo da Netflix em um smartphone (Gabby Jones/Bloomberg)

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A Netflix registrou seu melhor início de ano desde 2020, atraindo mais novos clientes do que se esperava, graças a uma forte lista de programas originais e à repressão ao compartilhamento de senhas.

A Netflix ganhou 9,33 milhões de clientes no 1º trimestre de 2024, de acordo com um comunicado divulgado nesta quinta-feira (18), quase dobrando a previsão de 4,84 milhões das estimativas dos analistas. A empresa atraiu novos clientes em todo o mundo, mostrando especial força nos EUA e no Canadá. Esses novos assinantes também ajudaram a Netflix a superar as previsões de vendas e lucro.

As expectativas para o primeiro trimestre da Netflix dispararam nos últimos dias, à medida que analistas publicavam previsões otimistas. A empresa atendeu às expectativas e sinalizou que o crescimento continuaria. A empresa prevê que as vendas crescerão cerca de 16% no 2º trimestre — um ligeiro aumento em relação ao 1º. O número de novos assinantes deve ser menor neste período do que o 1º trimestre, disse a empresa, citando a sazonalidade.

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A Netflix se recuperou de uma desaceleração em 2021 e 2022 para crescer no ritmo mais rápido desde os primeiros dias da pandemia do coronavírus. Isso se deve em grande parte à repressão às pessoas que usavam a conta de outra pessoa. A empresa estimou que mais de 100 milhões de pessoas usavam uma conta pela qual não pagaram. Embora os executivos da Netflix temessem uma reação negativa dos clientes, a empresa conseguiu convencer milhões de pessoas a pagar pelo acesso.

Esses novos clientes tiveram muito o que assistir. Até agora, a Netflix lançou praticamente um novo sucesso a cada duas semanas neste ano, incluindo séries como A Grande Ilusão e Griselda, os dramas The Gentleman e O Problema dos 3 Corpos e o reality show Casamento às Cegas. O serviço de streaming é responsável por cerca de 8% da audiência de TV nos EUA e é a rede de TV líder na maioria dos principais mercados de mídia do mundo.

“Com mais de duas pessoas por domicílio, em média, temos um público de mais de meio bilhão de pessoas”, disse a empresa em carta aos acionistas. “Nenhuma empresa de entretenimento jamais programou nesta escala e com esta ambição antes.”

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O crescimento recente elevou o preço das ações da Netflix de volta a níveis recordes. Eles estavam sendo negociados a mais de US$ 608 perto do fechamento desta quinta-feira, dando à empresa um valor de mercado de mais de US$ 260 bilhões. Mas o valor ainda está cerca de 12% abaixo de sua máxima de fechamento de US$ 691,69, em novembro de 2021.

A empresa deixará de divulgar o número de assinaturas trimestrais pagas e receita por assinante a partir do primeiro trimestre de 2025. Essas métricas têm sido há muito tempo a principal forma de Wall Street avaliar o desempenho da empresa, mas a Netflix está tentando mudar o foco para métricas tradicionais, como vendas e lucro. A empresa continuará a divulgar os principais marcos dos números de assinantes.

Alguns analistas temem que a Netflix esteja mais uma vez sendo negociada com uma avaliação que excede em muito os fundamentos do negócio. A empresa registrou vendas de US$ 9,33 bilhões, aumentando 15% e superando as estimativas de US$ 9,26 bilhões. O lucro líquido cresceu para US$ 2,33 bilhões, ou US$ 5,28 por ação, também acima das projeções.

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Esses números estão abaixo de empresas com valores de mercado mais baixos. Além disso, analistas consideram que o impulso trazido pela repressão ao compartilhamento de contas deve ser temporário. E os executivos da Netflix têm relutado em estabelecer uma data firme sobre quando esse crescimento irá parar.

No entanto, mesmo os analistas mais céticos ficaram impressionados com o desempenho recente da empresa, elevando os seus preços-alvo para os investidores. Para sustentar o seu crescimento no futuro, a Netflix também lançou uma versão mais barata do seu serviço, com publicidade, destinada a clientes preocupados com os custos. A empresa também começou a investir em programação ao vivo, incluindo especiais de stand-up, luta livre e boxe.

Cerca de 40% dos novos clientes da Netflix estão selecionando a opção com publicidade nos mercados onde ela está disponível, disse a empresa. Mas o número de assinantes da opção ainda é minúsculo em relação a gigantes do vídeo online como o YouTube.

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