Negociação na BM&F será estendida até 18h30 em 30 de novembro

A mudança é decorrente do rebalanceamento semestral do índice MSCI Brazil

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – A B3 informou que os horários de encerramento da negociação de alguns contratos no segmento BM&F, como futuros e opções referenciados em dólar, Ibovespa e IBrX-50, serão alterados no dia 30 de novembro.

A mudança é decorrente do rebalanceamento semestral do índice MSCI Brazil. A nova carteira do MSCI (Morgan Stanley Capital International), índice de ações brasileiras desenvolvido pelo banco seguido por fundos passivos pelo mundo, foi divulgada em 13 de novembro e passa a valer a partir do dia 30.

Por isso, apenas no dia 30, a B3 informa que a negociação normal de contratos futuros de dólar comercial começará às 9h e terminará 18h30 (de Brasília). No caso dos futuros de Ibovespa e IBrX-50, o início será às 9h e o término às 18h25. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As alterações valem também para as opções de compra e de venda sobre reais por dólar comercial, volatilidade de taxa de câmbio, futuro mini de reais por dólar comercial e futuro mini de Ibovespa. Não haverá, ainda segundo a B3, alteração da metodologia de cálculo de preço.

A partir de 3 de dezembro, os horários de negociação voltam aos horários normais.

Alterações

Na revisão semi-anual de novembro, foram adicionados as ações da B2W (BTOW3) e foram excluídos os papeis da Energias do Brasil (ENBR3) e Odontoprev (ODPV3).

Todas essas alterações serão efetivadas no último fechamento deste mês, mas, neste período de adequação do mercado à nova carteira, os investidores aproveitam para operar essa informação.

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP e conte com assessoria especializada e gratuita!

Como diversos fundos passivos utilizam os índices MSCI como referência, ações que são incluídas geralmente respondem com valorização – e as excluídas em suma apresentam queda.

Como precisam acompanhar o benchmark, eles precisam encarteirar ou se desfazer destes ativos para que a performance fique em linha com o movimento do MSCI.