Novo MSCI

Negociação na BM&F será estendida até 18h30 em 30 de novembro

A mudança é decorrente do rebalanceamento semestral do índice MSCI Brazil

Por  Weruska Goeking

SÃO PAULO – A B3 informou que os horários de encerramento da negociação de alguns contratos no segmento BM&F, como futuros e opções referenciados em dólar, Ibovespa e IBrX-50, serão alterados no dia 30 de novembro.

A mudança é decorrente do rebalanceamento semestral do índice MSCI Brazil. A nova carteira do MSCI (Morgan Stanley Capital International), índice de ações brasileiras desenvolvido pelo banco seguido por fundos passivos pelo mundo, foi divulgada em 13 de novembro e passa a valer a partir do dia 30.

Por isso, apenas no dia 30, a B3 informa que a negociação normal de contratos futuros de dólar comercial começará às 9h e terminará 18h30 (de Brasília). No caso dos futuros de Ibovespa e IBrX-50, o início será às 9h e o término às 18h25. 

As alterações valem também para as opções de compra e de venda sobre reais por dólar comercial, volatilidade de taxa de câmbio, futuro mini de reais por dólar comercial e futuro mini de Ibovespa. Não haverá, ainda segundo a B3, alteração da metodologia de cálculo de preço.

A partir de 3 de dezembro, os horários de negociação voltam aos horários normais.

Alterações

Na revisão semi-anual de novembro, foram adicionados as ações da B2W (BTOW3) e foram excluídos os papeis da Energias do Brasil (ENBR3) e Odontoprev (ODPV3).

Todas essas alterações serão efetivadas no último fechamento deste mês, mas, neste período de adequação do mercado à nova carteira, os investidores aproveitam para operar essa informação.

Seja sócio das melhores empresas da Bolsa: abra uma conta na XP e conte com assessoria especializada e gratuita!

Como diversos fundos passivos utilizam os índices MSCI como referência, ações que são incluídas geralmente respondem com valorização – e as excluídas em suma apresentam queda.

Como precisam acompanhar o benchmark, eles precisam encarteirar ou se desfazer destes ativos para que a performance fique em linha com o movimento do MSCI.

Compartilhe