Navio de grãos zarpa de porto de Odessa, diz ministro ucraniano

"Hoje a Ucrânia, juntamente com seus parceiros, dá mais um passo para evitar a fome mundial", acrescentou o ministro

Reuters

Publicidade

KIEV (Reuters) – Um navio carregando grãos ucranianos deixou o porto de Odessa nesta segunda-feira, no primeiro carregamento de grãos ucranianos a zarpar do porto como parte de um acordo para desbloquear os portos do Mar Negro da Ucrânia, disse o ministro da Infraestrutura da Ucrânia, Oleksandr Kubrakov.

“O primeiro navio de grãos desde a #AgressãoRussa deixou o porto. Graças ao apoio de todos os nossos países parceiros e da ONU, conseguimos implementar plenamente o acordo assinado em Istambul”, escreveu o ministro no Twitter.

Ucrânia, Rússia, Turquia e a Organização das Nações Unidas (ONU) selaram um acordo para garantir a exportação segura de grãos dos portos ucranianos no Mar Negro, que foram bloqueados depois que a Rússia invadiu o país em 24 de fevereiro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O desbloqueio dos portos proporcionará pelo menos 1 bilhão de dólares em divisas para a economia e uma oportunidade para o setor agrícola de planejar a semeadura do próximo ano”, disse Kubrakov em um comunicado separado divulgado pelo seu ministério.

“Nos portos da Grande Odessa, outros 16 navios já estão esperando sua vez. Estes são os navios que foram bloqueados desde o início da invasão russa”, disse ele.

“Hoje a Ucrânia, juntamente com seus parceiros, dá mais um passo para evitar a fome mundial”, acrescentou.

Continua depois da publicidade

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.