Nasdaq pode se tornar uma bolsa de valores

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

A bolsa eletrônica norte-americana Nasdaq se prepara para virar uma bolsa de valores, segundo informações do jornal inglês Financial Times. O pedido já foi encaminhado às autoridades regulatórias dos EUA, mas o pedido deve encontrar resistências por parte de outras bolsas de valores, como a New York Stock Exchange.

A SEC, entidade reguladora do mercado de capitais nos EUA, deve expor o pedido a uma audiência pública, talvez ainda nesta segundo o jornal britânico. Caso a Nasdaq se torne realmente uma bolsa de valores, estaria autorizada a cobrar taxas pelo uso de informações do mercado. Atualmente, a bolsa eletrônica não é autorizada a recolher taxas sobre as informações de compra e venda dos ativos listados em seu mercado.

A Nasdaq foi criada pela Associação Nacional de Operadores de Títulos – NASD (National Association of Securities Dealers), na década de 70, com o objetivo de facilitar a abertura de capital das empresas. Nos anos 90, a bolsa mostrou forte expansão devido à concentração de empresas de tecnologia. Atualmente, a bolsa eletrônica passa por um processo de venda de seu controle, que resultará em uma participação de apenas 20% da NASD. Caso o pedido seja aceito pela SEC, a Nasdaq se tornará uma entidade auto-regulatória, independente da NASD.

Compartilhe