Nasdaq deve abrir em queda segundo indicador do pre-market

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

O indicador do Nasdaq 100 no pre-market operava em baixa nesta segunda-feira, caindo 1,22% às 9h09 de Nova York, quando o índice perdia 31,99 pontos. O indicador é calculado pela Nasdaq utilizando-se das cotações no pre-market das 100 ações componentes do índice e, além disso, pode ser usado como uma tendência a ser seguida na abertura do pregão regular.

Em destaque hoje as ações da Agile Software e Ariba, envolvidas em um processo de fusão. As ações da Ariba despencaram 10,63% no pre-market, após a empresa anunciar a compra da Agile, cujas ações operam em alta de 8,76%, em um negócio avaliado em US$ 2,55 bilhões estruturado em uma operação de swap de ações, consolidando a presença da Ariba no mercado de business-to-business.

Outro destaque de queda é a Cisco (-5,86%), que anunciou que deverá enfrentar maiores dificuldades neste trimestre para atingir as expectativas do mercado. A queda dos gastos dos maiores clientes da Cisco e a desaceleração econômica nos EUA foram anunciados como os principais motivos que podem impedir que a empresa de atinja o consenso inicial quanto ao resultado do primeiro trimestre deste ano. Entretanto a empresa espera que a política econômica do presidente George W. Bush direcionada ao corte de impostos e a provável redução da taxa de juros do país deverão servir de apoio para que as receitas sigam as estimativas. O anúncio da Cisco prejudica o desempenho dos papéis das concorrentes Juniper Network, que caem 2,74% e da Foundry Network, com 5,60% de queda.

Também operam em baixa as ações da BroadVision (-4,00%), as fabricantes de equipamentos de telefonia Ericsson (-3,89%) e JDS Uniphase (-2,10%), a varejista online Amazon.com (-2,56%), a empresa de software i2 Technologies (-2,07%), a fabricante de semicondutores Intel (-1,74%), o portal Yahoo! (-1,33%) e a fabricante de microcomputadores pessoais Dell (-0,24%).

Em contrapartida entre as altas hoje estava o Portal Software, fabricante de software de infraestrutura empresarial direcionados à banda larga, internet sem fio e serviços de comunicações da próxima geração. As ações da empresa sobiram 29,41% após ter anunciado contratos de longo prazo com clientes de peso, entre eles o maior provedor norte-americano de acesso à rede America Online. Outras ações que estão subindo são Parametric Technology (+3,45%), MedImmune (+3,20%), CMGI (+3,19%), RealNetworks (+3,11%), Inktomi (+2,46%), e-Bay (+1,50%) e Nextel (+0,10%).

O Pre-Market funciona entre 8h00 e 9h30 de Nova York, e junto com o After Hours (que funciona entre 16h00 e 18h30) são os primeiros mercados a capturar a reação dos investidores a anúncios feitos pelas empresas após o fechamento regular da Nasdaq.

Compartilhe