Bovespa

“Não entendo por que as ações estão subindo, mas não as venda”, diz gestor

Mercado está estranhamento quieto, mesmo com todos os problemas que afligem a economia norte-americana, diz Joe Terranova

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Nas últimas sessões, o mercado acionário voltou a subir. Mesmo sem uma melhora substancial fundamentos, os papéis voltaram a subir, o que confunde Joe Terranova, gestor da Virtus Investment Partners. 

Em entrevista à CNBC, o gestor perguntou. “Por que o mercado está aqui? Deveria estar abaixo, dado todos os fundamentos que estão afetando o mercado agora”, afirmou Terranova, que gere US$ 38 bilhões. “Há algo psicologicamente que vai além de todo o pessimismo dos políticos em relação ao abismo fiscal”, afirma.

Para ele, esse não é o momento de vender suas ações. “Talvez os investidores sejam mais espertos do que aparenta, mas você está vendo um pouco de alta, e se o mercado está quieto, você não deve vender”, destaca o gestor. Por enquanto, os números das principais economias mundiais só tem piorado – o nível da produção industrial norte-americana, por exemplo, tem recuado a um ritmo de 1% por semana.

Mesmo assim, os mercados mundiais, Brasil inclusive, estão subindo. Na visão de Josh Brown, da Fusion Analytics, os traders de curto prazo, por exemplo, estão preocupados em perder o tradicional rali de fim de ano – e por conta disso, estão operando na ponta compradora. “Para fundamentos, o momento não é adequado, mas se você é um trader que usa os sentimentos, se divirta”, finaliza.