Naji Nahas: o especulador que quebrou a bolsa do Rio

Ex-diretor da antiga BM&F Bovespa e ex-agente autônomo da época contam a saga do empresário libanês criado no Egito que virou folclore no mercado brasileiro

Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO — No dia 9 de junho de 1989, a bolsa de valores de São Paulo, a Bovespa (hoje B3), despencou 5,6%. Já a bolsa de valores do Rio de Janeiro, a BVRJ, caiu 4,5% naquele dia. As quedas aconteceram depois que estouraram na praça cheques sem fundo do empresário Naji Nahas no valor de 39 milhões de cruzados novos.

Os cheques sem fundo começaram a aparecer depois que bancos e corretoras se recusaram a cobrir operações do investidor que ficaram conhecidas como “D +zero”, usadas para manipular preços de ações. Três dias depois, a CVM, a Comissão de Valores Mobiliários, que regula e fiscaliza o mercado, determinou um recesso de 24 horas nas bolsas de valores.

No mesmo dia, Nahas e os principais envolvidos foram impedidos pela Justiça de deixar o país. O golpe no mercado foi tão forte que a bolsa do Rio, para onde Nahas foi obrigado a se transferir depois de atritos com a diretoria da bolsa de São Paulo, nunca mais se recuperou, e fechou as portas no ano 2000.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O caso Naji Nahas é o tema do décimo terceiro episódio de Os Pregões que Fizeram História. É possível seguir e escutar o programa pelo SpotifyAmazon MusicGoogle PodcastsSpreakerDeezerApple Podcats (iTunes)Castbox e Podchaser. Se preferir, faça o download do episódio clicando aqui.

No escândalo que iniciou o declínio da bolsa do Rio, Nahas ganhou muito dinheiro. Um relatório da bolsa de São Paulo, entregue no dia 6 de julho de 1989 à CVM, estima que ele tenha lucrado 28 milhões de cruzados novos no dia 9 de junho, quando estourou a crise.

Em 6 e 12 de julho, a Polícia Federal indiciou Nahas por crime de “colarinho branco” e estelionato. Pouco depois, o relatório final da CVM o acusou de usar “laranjas” para manipular preços de ações. A CVM multou Nahas em R$ 10 milhões.

Continua depois da publicidade

“A ideia basicamente, e o Naji fez isso também com a prata nos Estados Unidos, era tentar puxar os preços das ações de forma com que ele pudesse ganhar através de instrumentos e derivativos, no caso da época era opção. Ele comprava opção de compra e ao mesmo tempo comprava as ações de forma a fazer com que os preços subissem”, disse o jornalista Alcides Ferreira, ex-diretor de comunicação da antiga BM&F Bovespa (hoje B3), coautor do livro “BM&F: a história do mercado futuro no Brasil”, e atualmente sócio da agência Fato Relevante.

“Tinham clientes que não adiantava alertar porque eles eram fanáticos adoradores do Naji Nahas. Então eles arcaram com o custo desse fanatismo”, afirmou Arthur Vieira de Moraes Neto, ex-agente autônomo da Socopa. “Consta que ele pediu para a secretária dele convocar todos os auxiliares dele para estarem na sala dele às 9h da manhã que ele ia chegar em seguida. E ele deixou a agenda aberta em cima da mesa dele. Aí ele não chegava. Foram na agenda e viram escrito: ‘comprar ações’. Todos os auxiliarem ligavam para os seus amigos e falavam: ‘o homem vai comprar hoje’. Aí todo mundo comprava. Depois descobriram que ele estava em outra corretora mandando vender”, completou.

As histórias desse personagem emblemático do mercado brasileiro e os bastidores do gatilho da quebra da bolsa do Rio são narradas por Ferreira e Vieira de Moraes Neto no episódio da semana de Os Pregões que Fizeram História. Ouça acima.

Sobre o podcast

Os Pregões que Fizeram História é o podcast do InfoMoney que conta bastidores de dias emblemáticos para os mercados, seja por uma queda drástica ou por uma disparada, através da voz de quem estava lá — ou de quem entende muito do assunto. Ele vai ao ar toda semana, sempre às sextas-feiras.

O Plano Collor e o congelamento da poupança em 1990, a mudança para câmbio flutuante e a maxidesvalorização do real em 1999, o investment grade do Brasil em 2008, a crise do subprime naquele mesmo ano que colapsou os mercados do mundo inteiro, o Joesley Day e a delação dos irmãos Batista em 2017. Esses e muitos outros momentos marcantes para a Bolsa brasileira estarão na série.

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.