Publicidade
SÃO PAULO – Os brasileiros prezam mais os serviços oferecidos do que o preço. De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Accenture, 60% deles disseram que o serviço prestado ao consumidor pesa na hora de comprar um novo produto, à frente do preço, que teve 55% das respostas. Eles pagariam mais caro para ter um bom atendimento.
A pesquisa, realizada com 3,5 mil consumidores em sete países – Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, Brasil e França – ainda mostrou que os serviços prestados estão na frente de elementos como a qualidade do produto, que obteve 34% das respostas. Por outro lado, um em cada dez consumidores afirmou que a qualidade dos serviços nacionais é pessima, percepção maior entre aqueles de classes média e alta.
Divulgada na última quinta-feira (10), a pesquisa explora o progresso que companhias fizeram para melhorar a qualidade do atendimento prestado ao consumidor e a forma como o cliente percebe estes esforços.
Continua depois da publicidade
Brasil é primeiro em insatisfação
O índice que mostra que 67% dos brasileiros possuem suas expectativas atendidas “raramente” ou “nunca” fez do país o pior em satisfação, dentre os sete consultados, de acordo com a tabela abaixo:
País | Índice |
Brasil | 67% |
Austrália | 52% |
Reino Unido | 52% |
França | 51% |
EUA | 42% |
Canadá | 41% |
China | 31% |
Fonte: Accenture
Em contraposição ao alto nível de insatisfação, 70% dos brasileiros entendem que a tecnologia aumentou o nível de serviços prestados em relação aos últimos cinco anos, principalmente por conta de novos canais de relacionamento, como chats.
Continua depois da publicidade
Troca de operadora
Mais da metade (59%) dos consultados disse que trocou de operadora de serviços no ano passado. O setor que mais sofreu com a insatisfação foi o de telefonia, com 41% de consumidores que afirmaram terem mudado de empresa. Em seguida, estavam os serviços de internet (36%), bancos (28%) e empresas de TV a cabo (2%).
SÉRIE GRATUITA
Curso de Fundos Imobiliários
Minicurso Renda Extra Imobiliária ensina como buscar uma renda passiva com Fundos Imobiliários começando com pouco