Mubadala, fundo de Abu Dhabi, compra 100% da AUX, de Eike Batista

O fundo havia emprestado US$ 2 bilhões ao brasileiro em 2012 e desde então recebe em pagamentos ativos das antigas companhias do Grupo EBX

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O fundo soberano de Abu Dhabi Mubadala, presidido pelo sheik e príncipe dos Emirados Árabes, informou nesta quinta-feira que assumiu o controle total da mineradora AUX, criada pelo empresário Eike Batista. O fundo havia emprestado US$ 2 bilhões ao brasileiro em 2012 e desde então recebe em pagamentos ativos das antigas companhias do Grupo EBX. 

O porta-voz do fundo, Brian Lott, afirmou hoje que já tem 100% de participação na mineradora, marcando mais um passo significativo ao resgate do EBX. Ele não detalhou, no entanto, o quanto da dívida original já foi amortizada. 

Segundo Lott, o Mubadala atualmente é acionista majoritário da IMX, holding de negócios nos setores de esporte e entretenimento, fundada por Eike, e tem também 10,4% de participação na Prumo Logística (PRML3), antiga LLX, e junto com a trading agrícola Trafigura é dono de 65% do porto no sul do Rio de Janeiro que foi construído pela MMX Mineração (MMXM3), outra empresa do ex-bilionário.