Moody’s rebaixa o rating de sete instituições financeiras portuguesas

Maior banco de Portugal, Banco do Espírito Santo, teve seu rating de dívida rebaixado de Ba2 para Ba3 pela agência

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Moody’s colocou em revisão para possível rebaixamento o rating de sete instituições financeiras portuguesas. Os bancos classificados foram a Caixa Geral de Depósitos, o Banco Comercial Português, o Banco Espírito Santo, o Banco BPI , Banco Santander Totta, Caixa Económica Montepio Geral e Banif (Banco Internacional do Funchal).

O maior banco de Portugal, o Banco do Espírito Santo, teve seu rating de dívida rebaixado de Ba2 para Ba3, a mesma nota foi dada para a Caixa Geral de Depósitos. O Banco BPI foi de Ba2 para Ba1.

A dívida do Banco Comercial Português e da Caixa Montepio Geral foram confirmadas em Ba3. Já o Banif teve sua dívida rebaixas de Ba3 para Ba1.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Moody’s, a possibilidade de deterioração da qualidade dos ativos dos bancos e as perspectivas sobre a economia do país foram impulsionadas pelas medidas de austeridade adotadas.

A agência também aponta os riscos da participação dos bancos em relação à dívida. Na avaliação da Moody’s essas as pressões continuam a crescer com a crise da Zona do Euro. Segundo a agência, as ações dão continuidade à revisão de rebaixamento dos bancos portugueses, iniciada em 15 de fevereiro deste ano.