Moody’s eleva rating do Brasil para patamar “grau de investimento”

Notas em moeda estrangeira e local passam de Ba1 para Baa3, degrau inicial de investment grade; perspectiva positiva

Publicidade

SÃO PAULO – Como esperado pelo mercado, a reunião entre membros da agência de classificação de risco Moody’s e o Ministro da Fazenda Guido Mantega, em Nova York, nesta terça-feira (22), determinou o upgrade dos ratings brasileiros a grau de investimento pela agência. Vale lembrar que a Moody’s era a única das três grandes agências de classificação de risco que ainda não havia concedido a nota ao Brasil.

Os ratings de dívida do Governo do Brasil, em moeda local e estrangeira, passaram de grau especulativo Ba1 para Baa3, patamar inicial de grau de investimento. A perspectiva para as novas notas é positiva.

Segundo Mauro Leos, responsável da agência para a América Latina, “a elevação reflete o reconhecimento pela Moody’s de que a capacidade de absorção de choques, incluindo a capacidade de resposta das autoridades, aponta para uma melhora significativa do perfil de crédito soberano do Brasil”.

Ainda de acordo com Leos, a nova classificação brasileira não será afetada caso o PIB (Produto Interno Bruto) do País feche o ano no negativo, tendo em vista que “o desempenho geral do Brasil provou ser melhor do que a maioria dos países classificados como grau de investimento na categoria Baa, onde o Brasil agora está situado”.

Esperado

No final de agosto, Mauro Leos já havia apontado a possibilidade do Brasil receber o upgrade, afirmando em entrevista à rede BBC que “o País está apto a arcar com choques externos, está se movendo na direção certa e os riscos de crédito que enfrenta são mais baixos do que antes”.

Vale salientar que a Moody’s havia colocado os ratings da economia brasileira em revisão no dia 6 de julho.