Publicidade
SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Moody’s avisou: pode rebaixar o rating das dívidas subordinadas emitidas pelos bancos Bradesco (BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4) nas Ilhas Cayman – famoso paraíso fiscal. Na avaliação da agência, o desenrolar da economia pode fazer com que esses bancos deixem de pagar esse tipo de dívida.
A dívida subordinada está abaixo na lista de prioridades: as dívidas sênior e os depositantes deverão receber suas garantias primeiro. Na visão da Moody’s, isso é uma tendência global, por conta do aumento de regulações sobre esse tipo de dívida. O rating em moeda estrangeira do Itaú também foi afetado por aqui.
Atualmente, o Bradesco possui rating de Baa1, enquanto o seu maior rival está uma nota abaixo, Baa2. A Moody’s pode retirar o “suporte sistêmico” desses ratings, rebaixando-os em uma nota.
Não perca a oportunidade!
Na avaliação dos analistas da agência, o “suporte sistêmico” pode ser tirado, conforme os reguladores nacionais e das Ilhas Cayman optem por deixar quem tem esse tipo de dívida registrar perdas, mesmo fora de um processo de liquidação. Embora menos protegida, esse tipo de dívida geralmente possui um rendimento maior, o que acaba atraindo investidores.