Publicidade
SÃO PAULO – A Moody’s reduziu na noite da última terça-feira (23) o rating da dívida pública de longo prazo do Japão de Aa2 para Aa3, com perspectiva estável, citando o forte déficit orçamentário e as dívidas acumuladas pelo governo japonês desde a recessão mundial em 2009. Com a decisão, a agência de classificação de risco conclui a revisão do rating do país, iniciada em 31 de maio.
“Ao longo dos últimos cinco anos, as mudanças frequentes na administração têm impedido o governo de implementar estratégias econômicas e fiscais de longo prazo e políticas efetivas e duráveis”, diz a agência por meio de comunicado, acrescentando que “o terremoto e o tsunami de 11 de março e o subsequente desastre na usina nuclear Daiichi, em Fukushima, atrasaram a recuperação da recessão global de 2009 e agravaram as condições deflacionárias”.
Japão já foi rebaixado em janeiro
Esta é a segunda agência a cortar a nota soberana do país neste ano, uma vez que a Standard & Poor’s trilhou o mesmo caminho em janeiro deste ano, quando rebaixou a nota de AA para AA-, citando também a expectativa por um alto déficit fiscal para os próximos anos, “o que deverá reduzir a já frágil flexibilidade fiscal do governo”.
| S&P | Moody´s | Fitch | Grau |
| AAA AA+ AA AA- A+ A A- BBB+ BBB BBB- |
Aaa Aa1 Aa2 Aa3 A1 A2 A3 Baa1 Baa2 Baa3 |
AAA AA+ AA AA- A+ A A- BBB+ BBB BBB- |
Investimento |
| BB+ BB BB- B+ B B- CCC CC C D |
Ba1 Ba2 Ba3 B1 B2 B3 Caa Ca C Wr |
BB+ BB BB- B+ B B- CCC CC C D |
Especulativo |