Publicidade
SÃO PAULO – O célebre investidor suíço Marc Faber, que previu a bolha japonesa de 1990, acredita que a economia chinesa vai desacelerar consideravelmente.
Ele, que também escreveu um relatório sobre oportunidades de investimento chamado de “Gloom, Boom and Doom”, e gosta da ideia de ser o Dr. Apocalipse, ressaltou: “A taxa de crescimento que vimos nos últimos dez anos, que ronda por volta dos 10% anualmente, vai cair consideravelmente”, em entrevista para a rádio Bloomberg nesta segunda-feira (13).
Faber ainda complementou, “eu prefiro esperar para comprar as ações chinesas até nós vermos os resultados dos pacotes de estímulo do governo'”.
Vale lembrar que durante o ano, o índice acionário Shanghai Composite caiu 13%, em meio as preocupações com a economia da China. Somente nesta sessão, o índice recuou 1,5% após o Bank of America Merrill Lynch, juntamente com o Deutsche Bank e Barclays, terem cortado o crescimento previsto para a economia do país diante das exportações mais fracas.
Ele comenta que pela primeira vez na vida está comprando papéis da Europa, e vai comprar mais. “Os ativos se tornaram muito baratos”, reforçou, tendo em vista que as preocupações com a quebra da Zona do Euro criaram boas oportunidades para os investidores.