Ministro quer adotar medidas para aproximar comércio agrícola com países do BRICS

Blairo Maggi defende padrão de comércio agrícola “mais aberto e equilibrado“ e fala na criação do Banco de Desenvolvimento dos BRICS

Datagro

Publicidade

O ministro da Agricultura Blairo Maggi disse que pretende estabelecer um grupo de trabalho para ampliar o comércio e o investimento em produtos agropecuários entre países do BRICS (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A afirmação foi feita durante encontro dos ministros da agricultura do bloco, realizado em Nanjing, China.

“Nesse grupo de trabalho, espero discutir temas, como questões sanitárias e fitossanitárias, regras mais flexíveis e oportunidades de negócio entre as empresas do setor”, disse, em nota, o ministro.

Ainda durante o encontro, o ministro propôs ainda criar um fórum empresarial agrícola do BRICS. “Tenho certeza que podemos aprender muito mais uns com os outros. Todos têm experiências a compartilhar sobre integrar pequenos produtores ao mercado, agregar valor à produção, produzir preservando o meio ambiente”.

Continua depois da publicidade

Ele também defendeu um padrão de comércio agrícola “mais aberto e equilibrado”. Considerou que é possível cooperar também na coordenação de posicionamentos nos fóruns multilaterais para garantir ganhos comuns. E lembrou a criação do Banco de Desenvolvimento dos BRICS, “importante instrumento para financiar projetos agropecuários inovadores”.