Ministra Kátia Abreu anuncia Plano Safra para o dia 4 de maio

Antecipação surpreende o agronegócio e deputados desconfiam de manobra política

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – A Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, confirmou na última terça-feira (26/04) que vai anunciar o Plano Safra 2016/2017 no dia 4 de maio, no Palácio do Planalto, com a presença da presidente Dilma Rousseff. A ministra não deu detalhes sobre o plano e nem informações sobre as taxas de juros que serão praticadas nesta temporada.

A antecipação do anuncio do Plano Safra, geralmente lançando no mês de junho, surpreendeu o setor. Isso porque, normalmente as entidades são consultadas sobre as medidas e necessidades do agronegócio, mas, desta vez, a maioria das lideranças do setor alega não ter conhecimento sobre o conteúdo do plano.

A classe política também viu com desconfiança a antecipação. Segundo a Frente Parlamentar da Agropecuária, a medida representa uma manobra política do governo para anunciar notícias positivas às vésperas da votação do impeachment.

Continua depois da publicidade

Em coletiva à imprensa, a ministra Kátia Abreu limitou-se em dizer que o Plano Safra  não vai decepcionar os produtores rurais. Também destacou que, durante a gestão da Presidente Dilma Roussef, o Plano Safra teve saltos significativos: o volume de recursos, por exemplo, cresceu de R$ 107,24 bilhões em 2011 para R$ 187,7 milhões em 2015, alta de 75%.