Publicidade
São Paulo – Um manual de investigação de crimes na internet, criado pelo Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP), será distribuído a todos os Procuradores da República, Delegados de Polícia Federal e juízes federais do País até o final de abril.
O documento visa capacitar as autoridades através de informações práticas, como procedimentos para investigar um e-mail criminoso, realizar pedidos de quebra de sigilo e descobrir criminosos que atuam em sites, comunidades virtuais e sistemas de mensagens instantâneas.
Crimes virtuais
O Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos foi criado há três anos e conta com 5 procuradores. Sua atuação está focada em crimes como pedofilia online, racismo e violação dos direitos humanos.
Já existem mais de 200 investigações em andamento e dezenas de buscas e apreensões. Além disso, duas pessoas que estavam usando a internet como veículo para abusar fisicamente de crianças foram presas.
Acordo
Na última quarta-feira (29), a Procuradoria da República em São Paulo assinou um protocolo de mútua cooperação técnica, científica e operacional com a organização não-governamental SaferNet Brasil.
O objetivo do acordo é prevenir e combater a pornografia infantil, o racismo e outras formas de discriminação praticadas na web.
Continua depois da publicidade
Além de agilizar as investigações de cibercrimes praticados por sites hospedados em outros países, o documento prevê a concentração das denúncias referentes a provedores do Estado em um único site. Com informações do Portal IDG.