Ministério das finanças russo sai em defesa de criptomoedas após proposta de banimento

Um funcionário falou que o órgão se opõe à posição do Banco Central da Rússia, que pediu o banimento total dos ativos digitais

CoinDesk

Publicidade

A Rússia não precisa banir as criptomoedas, mas sim regulá-las, disse o chefe do departamento de política financeira do Ministério das Finanças do país, Ivan Chebeskov, em uma conferência sobre ativos digitais realizada pelo veículo de mídia russo RBK nesta terça-feira (25).

Chebeskov falou que o ministério se opõe à posição do Banco Central da Rússia, que no início deste mês divulgou um relatório pedindo a proibição total do trade e da mineração de ativos digitais.

“Precisamos regular, não proibir”, comentou Chebeskov. “A regulamentação é suficiente para proteger nossos cidadãos”, completou.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Ministério das Finanças preparou um conjunto de propostas sobre o tema, e agora aguarda a avaliação do governo, disse. Proibir transações de criptomoedas e mineração significaria prejudicar o desenvolvimento tecnológico do setor, afirmou Chebeskov. “Precisamos deixar essas tecnologias se desenvolverem.”

O relatório do Banco da Rússia sobre criptomoedas chamou esses ativos de ameaça à estabilidade econômica do país. O documento sugeriu a proibição da negociação e da mineração, bem como a introdução de uma punição para aqueles que violarem a lei russa que proíbe o uso de criptoativos para pagamentos. O banco aguarda um feedback sobre o relatório até 1º de março.

A Bloomberg informou na semana passada que a agência de segurança russa FSB convenceu a presidente do banco central da Rússia, Elvira Nabiulina, que o país deveria se preocupar com o uso de criptomoedas porque políticos de oposição já as estavam utilizando.

Continua depois da publicidade

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receba a Newsletter de criptoativos do InfoMoney

Tópicos relacionados

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil