Commodities

Minério de ferro sobe mais de 7% na China e atinge máxima em seis meses

Os futuros de minério de ferro de referência na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em maio, terminaram em alta de 7,1%, para 870 iuanes

Por  Reuters -

(Reuters) – Os contratos futuros de produtos ferrosos chineses subiram nesta segunda-feira, com o minério de ferro atingindo uma máxima de seis meses, enquanto outros ingredientes siderúrgicos se recuperaram de mínimas de vários meses, impulsionados pela alta nos preços do petróleo e uma previsão econômica anual da segunda maior economia do mundo.

Os futuros de minério de ferro de referência na bolsa de commodities de Dalian, para entrega em maio, terminaram em alta de 7,1%, para 870 iuanes (137,69 dólares) por tonelada, o maior preço de fechamento desde 31 de agosto.

Os preços spot do minério com 62% de teor de ferro para entrega à China subiram mais 4 dólares, para 163 dólares a tonelada, nesta segunda-feira, segundo a consultoria SteelHome.

Leia também:

Os preços do carvão metalúrgico subiram 8,7%, para 3.136 iuanes por tonelada, quando o mercado fechou. Eles saltaram até 12,9% mais cedo durante a sessão. Os contratos futuros de coque na bolsa de Dalian avançaram 7,2%, para 3.848 iuanes por tonelada.

“Os preços dos ferrosos foram estimulados principalmente pelo mercado de petróleo hoje”, disse Wu Shiping, analista da Tianfeng Futures. “Como principal commodity, o salto nos preços do petróleo pode ser indicativo e afetar os custos em muitos setores.”

Os preços do petróleo atingiram o nível mais alto desde 2008 nesta segunda-feira, depois que os Estados Unidos e aliados europeus ponderaram uma proibição de importação de petróleo russo, enquanto os atrasos no potencial retorno do petróleo iraniano aos mercados globais alimentaram os temores de oferta apertada.

A China estabeleceu sua meta de crescimento econômico para 2022 em cerca de 5,5%, mais lento do que no ano passado, à medida que os ventos contrários, incluindo uma recuperação global incerta e uma desaceleração no vasto setor imobiliário do país, prejudicaram a economia. Mas a previsão ainda era vista pelos analistas como difícil de alcançar.

O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai subiu 4,4%, para 5.094 iuanes por tonelada.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Compartilhe