Minério de ferro sobe com promessa da China de estabilizar o mercado

Contrato futuro da commodity subiu 1,42% em Dalian, enquanto houve avanço de cerca de 2% em Cingapura

Reuters

Raw ore at an open-pit mine in California.

Publicidade

PEQUIM (Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta terça-feira, atingindo o nível mais alto em mais de uma semana, com o aumento da confiança dos investidores depois que os formuladores de políticas da China, principal mercado consumidor do minério, prometeram estabilizar seu mercado.

O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 1,42%, a 965,5 iuanes (134,70 dólares) a tonelada, o nível mais alto desde 12 de janeiro.

O minério de ferro de referência para fevereiro, na Bolsa de Cingapura, subia 2,01%, a 131,55 dólares a tonelada, também o maior valor desde 12 de janeiro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A China tomará medidas mais enérgicas e eficazes para apoiar a confiança do mercado, informou a mídia estatal CCTV na segunda-feira, citando uma reunião do gabinete, após uma queda no mercado acionário chinês.

Enquanto isso, os principais bancos estatais da China tomaram medidas na segunda-feira para reforçar o iuan e evitar que ele caia muito rapidamente, informou a Reuters.

Essa medida foi tomada depois que Pequim manteve inalteradas as taxas de empréstimo de referência em sua fixação mensal na segunda-feira, após a decisão da semana passada de manter estável sua taxa de empréstimo de médio prazo, refletindo o espaço limitado de Pequim para flexibilização monetária em meio à pressão sobre o iuan.

Continua depois da publicidade

Pequim estabeleceu uma meta de crescimento de cerca de 5% para 2024, superando a meta do ano passado de mais de 4,5%, apesar das expectativas de crescimento mais lento para a economia.

“Muitas siderúrgicas já concluíram a onda de compra de minério de ferro para atender às necessidades de produção durante o feriado do Ano Novo Lunar, enquanto algumas siderúrgicas de pequena escala podem precisar retornar ao mercado portuário para compras esporádicas nas próximas semanas”, disse Yu Chen, analista da Mysteel, com sede em Xangai.