Minério de ferro cai com temor sobre demanda da China e menor estocagem antes do feriado

Não houve nenhuma mudança drástica nos fundamentos recentemente, e o mercado de minério tem sido mais influenciado pelo sentimento do mercado macro

Reuters

Raw ore at an open-pit mine in California.

Publicidade

CINGAPURA (Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro fecharam em queda nesta terça-feira, arrastados pela diminuição do reabastecimento do produto antes do feriado entre as siderúrgicas e pela perspectiva sombria de demanda na China, principal mercado consumidor do minério, que está enfrentando uma crise imobiliária e tombo do mercado de ações.

O minério de ferro de maio mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China, encerrou as negociações do dia com perda de 0,63%, a 939 iuanes (130,57 dólares) por tonelada, fora das mínimas alcançadas pela manhã.

O minério de ferro de referência de março na Bolsa de Cingapura caía 0,75%, a 125,15 dólares por tonelada, o valor mais baixo desde 18 de janeiro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Não houve nenhuma mudança drástica nos fundamentos recentemente, e o mercado de minério tem sido mais influenciado pelo sentimento do mercado macro, disseram os analistas da Everbright Futures em uma nota.

O que pressiona ainda mais para baixo o mercado de minério é a demanda morna por aço devido ao clima e à redução da atividade de estoques antes do feriado de uma semana do Ano Novo Lunar, que começa em 10 de fevereiro.

“Com o feriado que se aproxima, a estocagem de matérias-primas entre as usinas siderúrgicas basicamente terminou. A atividade do mercado ficará paralisada”, disseram os analistas da consultoria Shanghai Metals Market em uma nota de pesquisa.

Continua depois da publicidade

O enfraquecimento dos preços ocorreu apesar de mais incorporadoras imobiliárias em dificuldades na China terem tido seus projetos adicionados às chamadas listas brancas das autoridades locais, refletindo a rápida expansão de uma política governamental destinada a injetar liquidez no setor atingido pela crise.

Mas a relutância dos bancos em conceder empréstimos ao setor é um grande obstáculo para as incorporadoras que mais precisam de recursos.

Outros ingredientes siderúrgicos na Bolsa de Dalian tiveram comportamentos mistos, com o carvão metalúrgico subindo 0,18%, enquanto o coque caiu 0,32%