Minério de ferro cai com otimismo afetado por problemas do mercado imobiliário chinês

Além da pressão baixista, há também uma liquidez cada vez menor no mercado spot, já que a maioria das usinas concluiu o reabastecimento antes do feriado

Reuters

Raw ore at an open-pit mine in California.

Publicidade

PEQUIM (Reuters) – Os contratos futuros do minério de ferro caíram nesta terça-feira, conforme as preocupações com o endividamento do setor imobiliário na China, principal mercado consumidor do minério, contrariaram o otimismo com os recentes esforços do país para conter o agravamento da crise e reforçar a confiança do mercado.

O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com queda de 1,76%, a 979,5 iuanes (136,46 dólares) a tonelada, o menor valor desde 24 de janeiro.

O minério de ferro de referência para março na Bolsa de Cingapura recuou 1,94%, a 132,8 dólares a tonelada, também o menor valor desde 24 de janeiro.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Piorando o sentimento, ressurgiram preocupações com o mercado imobiliário chinês em dificuldades depois que um tribunal de Hong Kong decretou, na segunda-feira, a falência da gigante imobiliária China Evergrande, a incorporadora mais endividada do mundo.

Além da pressão baixista, há também uma liquidez cada vez menor no mercado spot, já que a maioria das usinas concluiu o reabastecimento antes do feriado, disseram os analistas.

O recuo ocorreu depois que os preços do minério subiram para máximas de várias semanas na segunda-feira, ajudados por várias medidas de apoio ao mercado imobiliário na segunda maior economia do mundo.

Continua depois da publicidade

A principal cidade do sul da China, Guangzhou, flexibilizou totalmente os limites de compra de casas para algumas pessoas e deverá aumentar a oferta de moradias a preços acessíveis, em um movimento para apoiar o mercado imobiliário local.

Além disso, o banco central da China anunciou um corte profundo nas reservas bancárias na semana passada, reforçando o sentimento.

A produção de minério de ferro da Vale, segunda maior fornecedora mundial, cresceu 4,3% em 2023, superando a estimativa da mineradora brasileira para o ano, enquanto os embarques da commodity caíram.