Minério de ferro avança apesar de foco em demanda mais fraca

Relatório divulgado pela mídia estatal no fim de semana apontou que governo chinês está gerenciando riscos e continua confiante em atingir metas para o ano

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — As cotações do minério de ferro subiram com sinais da China para amenizar a preocupação sobre uma desaceleração econômica, além de um maior apetite por risco nos mercados, mesmo com o foco de investidores na demanda mais fraca pela matéria-prima.

Os futuros reagiram a um longo relatório divulgado pela mídia estatal no fim de semana, segundo o qual o governo chinês está gerenciando riscos e continua confiante em atingir suas metas para o ano. Ainda assim, o rali do minério de ferro no último mês perde força em linha com a menor produção de aço na China e aumento dos estoques nos portos para o nível mais alto desde abril de 2019, de acordo com dados do site Steelhome.

“O estado de superávit de minério de ferro não deve mudar, e os estoques portuários tendem a se acumular”, disse a Mysteel em relatório. Embora os estoques nas usinas sejam semelhantes aos níveis do ano passado, a taxa de consumo diminuiu, reduzindo a demanda por reabastecimento. Siderúrgicas em regiões que enfrentam restrições de produção mais rigorosas também buscam vender suprimentos da matéria-prima, disse a consultoria.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O mercado continua de olho no setor imobiliário da China. A incorporadora Modern Land China não pagou um título de US$ 250 milhões com vencimento na segunda-feira, em mais um sinal de um setor endividado já impactado pela crise de dívida da China Evergrande. O mercado imobiliário responde por cerca de um terço da demanda por aço na China.

Investidores também aguardam dados da Fortescue Metals, quarta maior produtora de minério de ferro, que divulga resultados de produção na quinta-feira. A mineradora deve atingir sua estimativa anual depois de um bom desempenho devido ao clima favorável e operações normais em Port Hedland no mês passado, de acordo com a consultoria de granéis sólidos DBX Commodities.

Em Singapura, o minério de ferro subia 3,6%, para US$ 122,20 a tonelada às 15h13 no horário local, enquanto os futuros em Dalian fecharam com alta de 3,8%. Os futuros do vergalhão e bobina laminada a quente também avançaram em Xangai.

Continua depois da publicidade

Quer aprender a investir em criptoativos de graça, de forma prática e inteligente? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir