Minério de ferro atinge maior preço desde julho

A tonelada do minério com 62% de teor de ferro atingiu US$ 123,40, pouco abaixo do preço de US$ 123,60 registrado em 23 de julho

Reuters

Publicidade

CINGAPURA – O preço do minério de ferro atingiu uma máxima de vários meses nesta segunda-feira (10), enquanto os futuros do vergalhão em Xangai subiram mais de 1 por cento à maior cotação desde outubro, depois que novos dados aumentaram o otimismo sobre a recuperação econômica da China, o que aumentaria a demanda tanto pelo aço quanto por sua matéria-prima.

A tonelada do minério com 62 por cento de teor de ferro atingiu 123,40 dólares, segundo dados do Steel Index, pouco abaixo do preço de 123,60 dólares registrado em 23 de julho.

No início de setembro, o minério chegou a ser negociado a menos de 87 dólares por tonelada, menor valor em cerca de três anos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A produção industrial da China e as vendas do varejo cresceram ao ritmo mais acelerado em oito meses em novembro , enquanto as importações de minério saltaram 17 por cento, ao maior patamar desde janeiro de 2011, ajudando na recuperação do valor da commodity.

Vendedores de cargas importadas na China aumentaram as ofertas de preços em até 2 dólares nesta segunda-feira, disse a consultoria chinesa Umetal, com expectativa de aumento na demanda.

“As siderúrgicas estão procurando cargas e o mercado está um pouco mais ativo hoje”, disse um trader sediado em Xangai.

Continua depois da publicidade

O contrato mais ativo de vergalhões da Bolsa de Xangai, o maio, atingiu máxima da sessão a 3.707 iuan (600 dólares), valor mais alto desde 23 de outubro, fechando com alta de 0,6 por cento, a 3,679 iuans.

“Esta melhoria no ambiente macroeconômico irá colocar as siderúrgicas numa posição melhor depois do Ano Novo chinês”, disse Helen Lau, analista de commodities da UOB-Kay Hian, em Hong, referindo-se ao feriado de duas semanas em fevereiro.