Minério de ferro amplia perda com desaceleração de reabastecimento das usinas antes do feriado

No entanto, os analistas esperam apoio persistente de uma possível enxurrada de compras nas próximas semanas para sustentar a produção

Reuters

Mineração da Vale em Minas Gerais (Mario Tama/Getty Images)

Publicidade

PEQUIM (Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro caíram nesta terça-feira pela quarta sessão consecutiva, embora em um ritmo mais lento, já que as siderúrgicas da China, principal mercado consumidor do minério, permaneceram cautelosas com o reabastecimento antes do feriado em meio à fraca demanda de aço.

O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China reduziu parte de suas perdas anteriores, fechando o dia com queda de 0,25%, a 994 iuanes (138,82 dólares) por tonelada, após uma queda de 1,1% na segunda-feira.

O minério de ferro de referência para fevereiro na Bolsa de Cingapura também reduziu as perdas na sessão da tarde, caindo 0,11%, para 137,85 dólares por tonelada.

Treinamento Gratuito

Manual dos Dividendos

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal previsível, começando já nas próximas semanas

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Com a queda contínua na demanda por produtos de aço para construção, tanto os traders de aço quanto os consumidores de aço ‘downstream’ mostraram interesse limitado em reabastecer os produtos de aço, o que prejudicou o entusiasmo das usinas em reabastecer as matérias-primas”, disseram analistas da Huatai Futures em uma nota.

No entanto, os analistas esperam apoio persistente de uma possível enxurrada de compras nas próximas semanas para sustentar a produção durante a semana de feriado do Ano Novo Lunar, juntamente com uma diferença de preço relativamente grande nos mercados à vista e futuro.

“O sentimento do mercado está obviamente mais fraco no momento, mas é provável que os preços se consolidem em um nível relativamente alto, uma vez que os fundamentos de oferta e demanda continuarão apertados”, escreveram os analistas da Galaxy Futures em uma nota.

Continua depois da publicidade

Uma desestocagem de minério de ferro nos principais portos será observada no primeiro semestre do ano, quando a oferta costuma ser limitada por fatores sazonais, disseram eles, acrescentando que será difícil ver um grande salto na oferta global no período.