Minério de ferro amplia ganhos em Dalian com esperança de estímulos e reabastecimento

O banco central da China concedeu 350 bilhões de iuanes em empréstimos a bancos de apólices por meio de programa de crédito suplementar

Reuters

Mineração da Vale em Minas Gerais (Mario Tama/Getty Images)

Publicidade

PEQUIM (Reuters) – Os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian subiram pela quarta sessão consecutiva nesta quinta-feira, sustentados por esperanças persistentes de mais estímulos e necessidades de reabastecimento das siderúrgicas na China, principal mercado consumidor do minério, embora a redução das margens do aço tenha limitado os ganhos.

O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou o dia com alta de 0,3%, a 1.016 iuanes (142,09 dólares) a tonelada.

O banco central da China concedeu 350 bilhões de iuanes em empréstimos a bancos de apólices por meio de programa de crédito suplementar (PSL) em dezembro, alimentando as expectativas de maior apoio ao setor imobiliário do país, que enfrenta dificuldades.

Treinamento Gratuito

Manual dos Dividendos

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal previsível, começando já nas próximas semanas

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“É provável que o PSL seja usado para os ‘três grandes projetos’, impulsionando o sentimento”, disseram os analistas da Everbright Futures em uma nota.

Os três grandes projetos referem-se à construção de moradias populares, reforma de vilas urbanas e construção de infraestrutura pública para uso duplo.

Os analistas do Citi escreveram em uma nota que os formuladores de políticas intensificariam o apoio aos “três grandes projetos”, beneficiando a demanda por aço e minério de ferro.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, os ganhos de preço do principal ingrediente da fabricação de aço diminuíram com o alívio das preocupações sobre uma interrupção no fornecimento da Austrália.

A Fortescue informou na quarta-feira que vários vagões de minério de ferro foram descarrilados dos trilhos da empresa no sábado em suas operações na Austrália Ocidental.

O quarto maior produtor de minério de ferro do mundo disse na quinta-feira que as operações ferroviárias foram retomadas na quarta-feira, conforme previsto.

O minério de ferro de referência para fevereiro na Bolsa de Cingapura, no entanto, caía 1,13%, a 141,05 dólares por tonelada, arrastado por um dólar mais forte, já que os investidores reavaliaram suas expectativas quanto à escala de cortes de taxas pelo Federal Reserve este ano após a divulgação da ata da reunião de dezembro.