Meta estuda lançar moeda digital e serviço próprio de empréstimos, diz jornal

Planos da empresa para lançar NFTs no Instagram e no Facebook também estariam em pleno avanço

CoinDesk

Fonte: Chesnot/Getty Images

Publicidade

A Meta Platforms, empresa controladora do Facebook, elaborou planos preliminares para lançar moedas virtuais, tokens e serviços de empréstimo em seus aplicativos, apontou reportagem do Financial Times publicada na noite de ontem.

Segundo o jornal, a Meta Financial Technologies está explorando a criação de uma moeda virtual para o metaverso, chamada internamente de “Zuck Bucks” (dinheiro do Zuckerberg, em tradução livre), informou o FT, citando várias pessoas familiarizadas com o assunto.

O movimento mais recente ocorre depois que a empresa abandonou o projeto de stablecoin Libra/Diem e vendeu para o Silvergate Bank no início deste ano, em meio a embates com os reguladores americanos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O FT informou que a Meta não prevê lançar uma moeda digital baseada em tecnologia blockchain, como o Bitcoin (BTC). Em vez disso, planeja ter tokens digitais controlados pela empresa em seus aplicativos.

A novidade, no entanto, ainda estaria supostamente em estágio inicial de desenvolvimento, e ainda poderia ser alterado ou deixado de lado, de acordo com o FT.

Além de um token digital, a Meta estaria estudando a possibilidade de ter uma alternativa própria para serviços financeiros tradicionais, como empréstimos para pequenas empresas.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, a empresa trabalha para integrar tokens não fungíveis (NFTs) no Facebook e no Instagram, em processo com estágio mais avançado.

De acordo com um memorando interno, o Instagram em breve oferecerá suporte a NFTs e há planos para um lançamento piloto de uma ferramenta para publicar NFTs no Facebook em meados do mês de maio.

Em nota, um porta-voz da Meta disse que não tinha novos planos para compartilhar no momento.

Continua depois da publicidade

“Consideramos continuamente novas inovações de produtos para pessoas, empresas e criadores. Como empresa, estamos focados em construir soluções para o metaverso e isso inclui como serão os serviços financeiros e de pagamentos”.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil