De olho no futuro

Mesmo com resistência da oposição, EUA começam construção de primeira linha de trem-bala

Trabalhadores estão preparados para começar as obras do sistema ferroviário de alta velocidade que ligará as cidades de São Francisco e Los Angeles

Por  Bloomberg -

SÃO PAULO – Mais de seis anos depois que os eleitores da Califórnia aprovaram uma medida fiança de US$ 10 bilhões para ajudar a financiar um sistema de trem-bala, a construção em grande escala está finalmente marcada para começar mesmo com a oposição dos republicanos do Congresso e a tentativa deles de bloquear novos financiamentos.

De acordo com a Autoridade de Ferrovias de Alta Velocidade da Califórnia, o trabalho começou oficialmente nesta terça-feira após um cerimonial em Fresno. Trabalhadores estão preparados para começar a mover linhas de serviço público da rota, para a construção de uma ponte sobre o rio Fresno e para cavar uma trincheira por um trecho da cidade com faixas, no qual os trens vão passar a 352 quilômetros por hora no sistema ferroviário de alta velocidade que ligará as cidades de São Francisco e Los Angeles.

“Nós sempre dissemos que este programa ia avançar”, disse Lisa Marie Alley, porta-voz do órgão. “Agora, estamos mostrando à comunidade e às pessoas que o sistema ferroviário de alta velocidade da Califórnia está acontecendo. O trabalho está em andamento”, completou.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, um proponente do projeto, assumiu seu quarto mandato nesta semana. Em seu discurso de posse, ele propôs investir US$ 59 bilhões para melhorar estradas em ruínas e elevar seu mandato de energia renovável para 50%.

Compartilhe