Publicidade
SÃO PAULO – Com anúncio de queda no número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA maior do que o esperado e o crescimento da atividade industrial na região de Nova York em abril, o clima de pessimismo entre os investidores acabou sendo minimizado.
Initial Claims e NY Empire State
Entretanto, a demanda por treasuries de 10 e 30 anos seguiu elevada nessa quinta-feira, pressionando para baixo os rendimentos dos títulos. O volume de pedidos de auxílio-desemprego na semana encerrada em 10 de maio caiu para 417 mil pedidos, abaixo dos 430 mil estimados pelo mercado.
Já o índice NY Empire State avançou 10,6 pontos em abril, bem acima da queda de 7,8 pontos estimada pelo mercado. Nem mesmo o anúncio de que o PPI teria registrado deflação em abril, atingindo 1,9%, conseguiu anular a melhora no humor dos investidores, visto que o resultado do índice se deve, principalmente, a forte queda do preço do petróleo no período.
Boatos de recompra de títulos movimentam mercado
Por outro lado, ainda existem rumores no mercado indicando que o Federal Reserve estaria estudando a possibilidade de recomprar títulos de dez anos, no sentido de reduzir a taxa de juros de longo prazo, caso o baixo patamar dos Fed Funds não seja suficiente para estimular a recuperação da atividade econômica dos EUA.
Com isso, os títulos de 10 anos do Tesouro norte-americano, principal referencial de
juros a longo prazo nos EUA, encerraram com rendimento de 3,52%. Ao mesmo tempo, os títulos de 5 anos fecharam rendendo 2,52% e os de 30 anos 4,47%.
No fechamento de quarta-feira os rendimentos dos principais títulos do tesouro norte-americano foram 3,53%,
2,49% e 4,52% respectivamente, como mostra a tabela abaixo:
Continua depois da publicidade
| Título | % Atual | % Anterior | Diferença | ||||
| 5 anos | 2,52 | 2,49 | +0,03 |
||||
| 10 anos | 3,52 | 3,53 | -0,01 |
||||
| 30 anos | 4,47 | 4,52 | -0,05 |
||||