Mercado vê PIB abaixo de 1% em 2012 e eleva inflação

Analistas veem quadro de crescimento pífio com inflação elevada

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO, 31 Dez (Reuters) – O mercado encerrou o ano estimando pela primeira vez que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano ficará abaixo de 1 por cento, ao mesmo tempo em que elevou pela quarta semana seguida sua projeção para a inflação em 2012, mostrou pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira.

Os analistas consultados preveem agora que o PIB terá uma expansão de 0,98 por cento neste ano, ante expectativa de 1 por cento na semana anterior. Mas a perspectiva para 2013 foi mantida em 3,3 por cento.

Em relação à inflação, os analistas preveem agora que a taxa medida pelo IPCA terá chegado a 5,71 por cento em 2012, ante 5,69 por cento na semana anterior. Já a expectativa para a inflação em 2013 é de alta de 5,47 por cento, inalterado ante a semana anterior.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Banco Central já reduziu sua previsão para o crescimento da economia brasileira neste ano a 1 por cento, ante 1,6 por cento estimado anteriormente. Ao mesmo tempo, elevou a perspectiva para a inflação neste ano a 5,7 por cento e reduziu a projeção para 2013 a 4,8 por cento.

A pesquisa Focus desta segunda-feira mostrou ainda que os analistas mantiveram a previsão de que a Selic encerrará 2013 nos atuais 7,25 por cento, mesmo percentual estimado para a taxa básica de juros em janeiro.

Tópicos relacionados