Mercado norte-americano tem dia otimista após comunicado da Cisco

As bolsas norte-americanas fecharam as operações desta sexta-feira em alta com o anuncio da Cisco Systems de que as suas vendas estão se estabilizando e poderão até crescer neste trimestre. Outro fator que impulsionou o mercado norte-americano foi a divulgação da demanda por residências, foi grande no mês de julho. As vendas de casas no […]

Publicidade

As bolsas norte-americanas fecharam as operações desta sexta-feira em alta com o anuncio da Cisco Systems de que as suas vendas estão se estabilizando e poderão até crescer neste trimestre. Outro fator que impulsionou o mercado norte-americano foi a divulgação da demanda por residências, foi grande no mês de julho. As vendas de casas no mês passado atingiram 950.000 unidades, o que representa um crescimento de 4,9% frente ao mês de junho.

A Cisco Systems, a maior fabricante mundial de equipamentos de rede, está dividindo suas três repartições que são separadas pelos tipos de serviços que servem ao consumidor, para 11 subdivisões por tipos de tecnologia dos aparelhos que vendem, e também está centralizando as pesquisas, desenvolvimento e marketing. O presidente da companhia ainda afirmou que as vendas estão se estabilizando, e as receitas poderão terminar o mês estáveis ou crescer até 5%. As ações da Cisco subiram 8,89% nesta sexta-feira no pregão da Nasdaq.

A Microsoft, líder mundial na produção de softwares, anunciou que o sistema operacional Windows XP deverá começar a ser comercializado em 25 de outubro, terminando a longa espera pelo lançamento do produto. Esta notícia animou os investidores e os papéis da Microsoft fecharam em alta de 4,96% no pregão de hoje.

O índice Dow Jones Industrial, que acompanha o desempenho das 30 blue chips norte-americanas, fechou a pregão com valorização de 1,90%, sendo cotado a 10.423,17 pontos. As maiores altas ficaram com as ações da Intel (+5,10%), da Microsoft (+4,96%), da HP (+4,66%), da varejista de materiais para construção Home Depot (+4,06%) e da IBM (+3,87%). Em contrapartida, terminaram o dia em queda os papéis do McDonald’s (-1,17%), da Coca Cola (-0,49%) e da Johnson&Johnson (-0,07%).

O índice Nasdaq Composite, que afere o desempenho das companhias listadas na bolsa eletrônica Nasdaq, encerrou as negociações na máxima, com uma valorização de 4,01%, cotado a 1.916,80 pontos. As maiores altas ficaram com os papéis da Veritas Software (+13,31%), da fabricante de equipamentos de telecomunicações Ericsson (+10,60%), da Broadcom (+9,03%), da Oracle (+8,28%) e do mega-portal Yahoo! (+6,41%). Contudo, apresentaram desvalorização as ações das empresas de comunicações XO (-5,30%) e da Nextlink (-5,30%), da Apollo Group (-4,57%) e da Pacificare Health Systems (-3,54%).

O índice S&P500, que reúne as 500 maiores empresas norte-americanas, encerrou as negociações com alta de 1,97%, sendo cotado a 1.184,93 pontos. As principais valorizações foram das ações dos bancos Morgan Stanley (+7,83%) e do Lehman Brothers (+6,80%), da Dell Computer (+5,91%), da fabricante de equipamentos para telecomunicações Lucent Technologies (+5,56%) e da Compaq (+5,00%). Em outra direção, destacaram-se entres as quedas os papéis da varejista K-Mart (-6,65%), do Bank of America (-2,71%), da petrolífera Enron (-1,65%), da Gillette (-0,80%) e da Pepsico (-0,32%).

Tópicos relacionados