Eleições americanas

Mercado descarta vitória acachapante Democrata nos EUA e bolsas sobem puxadas por ‘big techs’; entenda

Empresários do setor de tecnologia respiram aliviados com menor possibilidade de maioria "azul" no Senado

Donald Trump e Joe Biden
Donald Trump e Joe Biden no primeiro debate presidencial (Foto: Mario Tama/Getty Images)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Com uma eleição mais disputada do que se previa, independentemente do resultado não se verá uma “Onda Azul” com o Partido Democrata vencendo a presidência, a Câmara e o Senado.

Isso foi considerado pelos investidores como uma boa notícia, uma vez que os democratas tinham o interesse de passar projetos como o aumento de impostos e maiores regulações para empresas de alta tecnologia.

Em áudio no canal do Telegram do InfoMoney, o estrategista internacional da XP Investimentos, Guilherme Giserman, destaca que a decisão está muito apertada, provando que as pesquisas “estavam erradas”. “Não há mais risco do Senado ter uma maioria democrata, que passaria legislações impopulares como forçar a divisão de gigantes de tecnologia”, explica.

Aprenda a investir na bolsa

À CNBC, Mike Lewis, do Braclays, disse que os rumos das eleições, sem uma vitória acachapante do partido de Joe Biden, com um resultado que parece forçar o próximo governante a uma moderação, mostra que a perspectiva para os EUA daqui para frente é de um debate mais voltado à economia e ao Federal Reserve do que à política.

Christopher Garman, diretor da Eurasia Group, ressaltou em live do InfoMoney que a forte alta do índice Nasdaq, que segue o setor, reflete esse alívio. “Os CEOs dessas empresas estavam bem preocupados e a menor possibilidade de haver uma ‘Onda Azul’ está sendo positivamente precificada.”

Por Dentro dos Resultados
CEOs e CFOs de empresas abertas comentam os resultados do ano. Cadastre-se gratuitamente para participar:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

Garman afirma ainda que uma vitória de Biden ou de Trump não é tão importante. O mais relevante é ver como será a composição do Congresso em cada um dos cenários. “O Trump não é o republicano típico que não gosta de gastar. Já com uma vitória de Biden seria um fator de risco a dificuldade de governar sob um Senado republicano”, ressalta.

Às 13h22 (horário de Brasília), o índice Nasdaq subia 3,79% a 11.583 pontos. Já os índices Dow Jones e S&P 500 registram altas de 2,15% e 2,74% respectivamente. As ações de gigantes de tecnologia como Amazon, Apple e Microsoft registram valorizações superiores a 3%, enquanto Facebook dispara 7% e Google avança mais de 6%.

Por aqui, o Ibovespa registra ganhos de 1,99% a 97.887 pontos.

Você sabe o que é 3×1? Assista de graça a estratégia de opções que busca triplicar o capital investido em um mês

PUBLICIDADE