Mercado descarta vitória acachapante Democrata nos EUA e bolsas sobem puxadas por ‘big techs’; entenda

Empresários do setor de tecnologia respiram aliviados com menor possibilidade de maioria "azul" no Senado

Ricardo Bomfim

Donald Trump e Joe Biden em debate presidencial (Foto: Mario Tama/Getty Images)

Publicidade

SÃO PAULO – Com uma eleição mais disputada do que se previa, independentemente do resultado não se verá uma “Onda Azul” com o Partido Democrata vencendo a presidência, a Câmara e o Senado.

Isso foi considerado pelos investidores como uma boa notícia, uma vez que os democratas tinham o interesse de passar projetos como o aumento de impostos e maiores regulações para empresas de alta tecnologia.

Em áudio no canal do Telegram do InfoMoney, o estrategista internacional da XP Investimentos, Guilherme Giserman, destaca que a decisão está muito apertada, provando que as pesquisas “estavam erradas”. “Não há mais risco do Senado ter uma maioria democrata, que passaria legislações impopulares como forçar a divisão de gigantes de tecnologia”, explica.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

À CNBC, Mike Lewis, do Braclays, disse que os rumos das eleições, sem uma vitória acachapante do partido de Joe Biden, com um resultado que parece forçar o próximo governante a uma moderação, mostra que a perspectiva para os EUA daqui para frente é de um debate mais voltado à economia e ao Federal Reserve do que à política.

Christopher Garman, diretor da Eurasia Group, ressaltou em live do InfoMoney que a forte alta do índice Nasdaq, que segue o setor, reflete esse alívio. “Os CEOs dessas empresas estavam bem preocupados e a menor possibilidade de haver uma ‘Onda Azul’ está sendo positivamente precificada.”

Garman afirma ainda que uma vitória de Biden ou de Trump não é tão importante. O mais relevante é ver como será a composição do Congresso em cada um dos cenários. “O Trump não é o republicano típico que não gosta de gastar. Já com uma vitória de Biden seria um fator de risco a dificuldade de governar sob um Senado republicano”, ressalta.

Continua depois da publicidade

Às 13h22 (horário de Brasília), o índice Nasdaq subia 3,79% a 11.583 pontos. Já os índices Dow Jones e S&P 500 registram altas de 2,15% e 2,74% respectivamente. As ações de gigantes de tecnologia como Amazon, Apple e Microsoft registram valorizações superiores a 3%, enquanto Facebook dispara 7% e Google avança mais de 6%.

Por aqui, o Ibovespa registra ganhos de 1,99% a 97.887 pontos.

Você sabe o que é 3×1? Assista de graça a estratégia de opções que busca triplicar o capital investido em um mês

Ricardo Bomfim

Repórter do InfoMoney, faz a cobertura do mercado de ações nacional e internacional, economia e investimentos.