Publicidade
SÃO PAULO – Em discurso para o Senado nesta terça-feira (17), o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, se mostrou frustado com o avanço do mercado de trabalho dos EUA, sinalizando que está preparado para oferecer suporte adicional à economia caso seja necessário.
Bernanke disse que a redução na taxa de desemprego parece “frustrantemente lenta”. Para ele, “a economia dos EUA continua em recuperação, mas a atividade econômica tem mostrado desaceleração durante o primeiro semestre do ano”.
Segundo o presidente do Fed, o crescimento está desacelerando à medida que o investimento empresarial está arrefecendo em resposta à crise europeia e a perspectiva de aperto fiscal nos EUA. No mesmo tempo, as famílias estão restringindo os gastos enquanto a taxa de desemprego permanece elevada e a obtenção de crédito fica cada vez mais difícil.
“Os riscos com o crescimento econômico permanecem altos”, disse Bernanke, que ainda adicionou, “os mercados financeiros da Europa e economia continuam sob um significante estresse”.
PIB deve recuar ainda mais
Ele ainda notou que a economia norte-americana, após crescer a taxa anual de 2,5% no segundo semestre de 2011, desacelerou para uma expansão de 2% nos primeiros três meses deste ano e parece que vai recuar ainda mais no segundo trimestre. A minuta do Fed de junho já mostrava que os membros do Fed estão abertos para mais ações – embora estejam dividos sobre o momento certo para agir.
Desde então, o governo reportou que o crescimento da criação de emprego no país mostrou desaceleração no trimestre, enquanto a taxa de desemprego permaneceu no mesmo patamar de 8,2% do mês passado.