Mercado de capitais e as imprescindíveis análises documentais em era de crise

É inevitável a busca da recuperação econômica por parte das empresas, em um momento no qual os recursos financeiros estão cada vez mais instáveis e  é isso que deve gerar a movimentação no mercado de capitais neste ano de 2016

Equipe InfoMoney

Publicidade

Escrito por Inon Neves – vice-presidente da P3IMAGE + Acces

O sistema que define o mercado de capitais é sem sombra de dúvidas um dos mais burocráticos quando pensamos no processo de fiscalização de documentos. São ações, debêntures, comerciais papers, títulos, contratos futuros e uma série de documentos que, a partir de uma criteriosa análise, define o desfecho da negociação. 

O atual cenário da crise econômica trouxe a incerteza nos negócios. Não suficiente, a presente crise política fortaleceu este grau de indefinições. Contudo, é inevitável a busca da recuperação econômica por parte das empresas, em um momento no qual os recursos financeiros estão cada vez mais instáveis.  E é isso que deve gerar a movimentação no mercado de capitais neste ano de 2016.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A busca por inovação tecnológica, automatização de alta performance, implantação de novos serviços, entre outros, é a esperança para uma significativa mudança de cenário econômico.  Logo, é esperado que meios que possibilitem recursos para novos investimentos sejam acionados com maior intensidade, como tentativa de transformar este triste cenário da economia em um contexto positivo. E honestamente acredito ser uma medida que possa sim fazer a diferença, desde que seja apoiada em uma sólida análise de dados que permitam uma visão panorâmica do negócio, inclusive, se houver, análises de indicadores em crises anteriores.  A medida não só trará dimensão de risco, como mostrará maior probabilidade no índice de acerto em altos investimentos.

A formalização de processos e o correto armazenamento das informações fazem a diferença na hora da captação de recursos, seja qual for a espécie. Ter uma visão panorâmica dos indicadores da companhia, mesmo que não seja uma obrigatoriedade formal, permite às instituições financeiras cautela e discernimento na hora da tomada de decisão. A importância disto não está só na análise de indicadores de terceiros, mas formalizar e armazenar corretamente todos os processos internos incorporando inteligência  na gestão de documentos, para que, na necessidade de uma análise mais estratégica, todo o fluxo possa ser consultado, com certeza renderá em decisões mais assertivas. Inclusive, o PMI, umas das instituições mais respeitadas do Gerenciamento de Projetos está estudando o Plano de Gerenciamento de Documentos como atividade estratégica, que poderá integrar o Plano de Gerenciamento do Projeto, seja qual for o setor.

O sistema financeiro, seja representado pelo mercado monetário, mercado de crédito ou mercado de capitais, deve considerar àinformação como o maior e mais impactante tesouro a ser consultado antes de qualquer tomada de decisão. Os mecanismos para o acesso aos documentos também devem ser considerado, visto que o objetivo é somar, facilitar e trazer assertividade para a tomada da decisão. Logo, os famosos arquivos físicos que ilustram uma gestão retrógrada e traz sérios riscos às informações confidenciais das empresas, devem ser transformados em arquivo digitais conectados a rígidos back ups de segurança para o caso de alguma contingência.     Apesar da praticidade com a consulta virtual, é extremamente importante que os relatórios originais sejam armazenados em galpões apropriados para a guarda documental e, se necessário, sejam prontamente localizados, caso haja a necessidade de consulta por um órgão regulamentador.

Continua depois da publicidade

Sei que estamos em uma era dinâmica marcada por excesso de processos e, muitas vezes, buscar com afinco informações antigas e fazer análises detalhadas torna-se inviável. Porém, os mais triunfais projetos tiveram como base processos anteriores documentados, registrando significativas oportunidades e experiências desastrosas, que futuramente foram consideradas, reverberando em lucrativas negociações. 

Tópicos relacionados