Mercado chinês de aço desacelera e ajuda controle da inflação

Há sinal de que usinas do país serão finalmente obrigadas a reduzir as operações depois da produção recorde nos últimos dois meses

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — Os lucros de siderúrgicas chinesas estão encolhendo rápido com o impacto dos altos custos dos insumos e menor demanda, em um sinal de que as usinas do maior produtor mundial serão finalmente obrigadas a reduzir as operações depois da produção recorde nos últimos dois meses.

Os esforços do governo de Pequim para reduzir a produção e os preços e controlar emissões e a inflação, parecem, na melhor das hipóteses, contraditórios. Mas ambos os objetivos agora podem ser mais viáveis, pois a desaceleração sazonal da atividade de construção e redução das medidas de estímulo para combater a pandemia atingem o mercado.

Algumas produtoras chinesas de vergalhão começaram registrar perdas antes do que o normal, de acordo com relatório do UBS, segundo o qual a demanda de verão normalmente diminui a partir do próximo mês.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os custos do minério de ferro permanecem elevados, enquanto os preços do carvão metalúrgico retornam ao nível recorde visto em maio. Inspeções de segurança reduziram o fornecimento das principais áreas de produção de carvão metalúrgico na China, de acordo com a Fengkuang Coal Logistics, enquanto as importações permanecem fracas devido à propagação da pandemia na Mongólia e à proibição contínua do carvão australiano.

Ao contrário da China, outros grandes consumidores de aço ainda estão longe de completar sua recuperação da pandemia. Os lucros nos EUA, por exemplo, dispararam em antecipação aos enormes gastos em infraestrutura do governo Biden. E a nova política da China para desincentivar as exportações com o objetivo de esfriar os preços domésticos não deve ajudar muito a aliviar o aperto da oferta global.

Mas é uma boa notícia para o governo chinês e sua tentativa de controlar os preços das commodities. A desaceleração do mercado de aço deve reduzir os custos de insumos – incluindo o minério de ferro, que tem atraído atenção especial devido à dependência da China de mineradoras estrangeiras – e ajudar a segurar as pressões inflacionárias muito antes de causarem impacto na economia em geral.

Continua depois da publicidade

Curso gratuito do InfoMoney mostra como você pode se tornar um Analista de Ações. Inscreva-se agora.