Mercado ajusta posições, avalia decisão do Copom e dólar abre em queda

O Copom reduziu o juro básico para 17,25% ao ano; mercado aproveita a valorização dos últimos dias para ajustar posições

Publicidade

SÃO PAULO – Após fechar em alta por quatro sessões consecutivas, o dólar comercial abriu em queda com os investidores ajustando suas posições a avaliando a decisão do Banco Central, anunciada na última quarta-feira.

Ao final de sua reunião, o Copom (Comitê de Política Monetária) anunciou
um corte de 0,75 ponto percentual na Selic, que passou para 17,25% ao ano.

A decisão do comitê mantém o gradualismo do processo de redução do juro básico, já que o Copom se reúne apenas oito vezes em 2006.

Neste sentido, o patamar das taxas de juros internas segue elevado, atraindo o capital externo que, ao ingressar no país, valoriza a moeda doméstica e pressiona as cotações do dólar.

Atuação do BC e inflação

Apesar do cenário ainda favorecer a queda do dólar, é importante destacar que o Banco Central segue com sua presença diária no mercado de câmbio, realizando mais um leilão de swap reverso nesta sessão.

Quanto aos preços internos, mais um indicador revelou forte aceleração, desta vez, a segunda prévia
do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), com alta de 0,82%, ficou bem acima da deflação de 0,06% registrada no mesmo período de dezembro.

Continua depois da publicidade

Dólar abre em queda

O dólar comercial está sendo cotado a R$ 2,3110 na compra e R$ 2,3140
na venda, baixa de 0,52% em relação ao fechamento anterior.

Com a
variação desta quinta-feira, a moeda norte-americana registra queda de 0,39%
neste mês de janeiro e uma desvalorização de 0,39% desde o início do ano.

<!–
Confira a variação do dólar durante os últimos 30 dias:

–>