Mercado acionário europeu sobe com alta do petróleo; setor de serviços públicos se recupera

Esperanças por grandes estímulos fiscais nos Estados Unidos sob a gestão de Donald Trump têm impulsionado um rali nos rendimentos de títulos públicos e expectativas por alta de juros, levando investidores a preferir o setor financeiro em detrimento de outros como o de serviços públicos ou o imobiliário

Reuters

Publicidade

MILÃO (Reuters) – O mercado acionário europeus subiu nesta terça-feira, amparado na alta dos preços do petróleo e em uma recuperação nas ações do setor de serviços públicos, enquanto a fabricante de equipamentos de telecomunicações Nokia caiu após divulgar projeções decepcionantes.

O STOXX 600 subiu 0,3 por cento ao final de uma sessão volátil. O índice pan-europeu acumula queda de 7 por cento no ano até o momento.

Esperanças por grandes estímulos fiscais nos Estados Unidos sob a gestão de Donald Trump têm impulsionado um rali nos rendimentos de títulos públicos e expectativas por alta de juros, levando investidores a preferir o setor financeiro em detrimento de outros como o de serviços públicos ou o imobiliário.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No entanto, o movimento no mercado de títulos arrefeceu, tirando alguma pressão do setor de serviços públicos e do imobiliário, que ficaram entre os melhores desempenhos na Europa, com ganhos de 0,7 e 1,5 por cento respectivamente.

As ações da Nokia caíram 3,8 por cento. A empresa espera queda de cerca de 2 por cento nas vendas no próximo ano, mas prevê que o mercado e seus negócios vão voltar a crescimento modesto em 2018.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em alta de 0,31 por cento, a 1.339 pontos.

Continua depois da publicidade

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,59 por cento, a 6.792 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,39 por cento, a 10.735 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,62 por cento, a 4.536 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,02 por cento, a 16.682 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,33 por cento, a 8.687 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,76 por cento, a 4.404 pontos.

(Por Danilo Masoni)