Europa

Mercado acionário europeu fecha em alta antes de conversas cruciais sobre Grécia

O mercado na Grécia teve um rali e o índice europeu fechou em alta com o presidente da Comissão Europeia descrevendo o clima como "bastante otimista mas não exageradamente otimista"

Aprenda a investir na bolsa

LONDRES – O mercado acionário europeu subiu no fim da sessão desta sexta-feira, à medida que um otimismo por algum tipo de progresso sobre a Grécia cresceu antes das conversas do fim de semana que têm como objetivo levar Atenas ao acordo de reformas em troca de dinheiro com credores internacionais.

O índice FTSEurofirst 300 avançou 0,07 por cento, a 1.574 pontos, enquanto o índice da zona do euro Euro Stoxx 50 subiu 0,29 por cento, a 3.621 pontos.

O mercado na Grécia teve um rali e o índice europeu fechou em alta com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, descrevendo o clima como “bastante otimista mas não exageradamente otimista”. “Fizemos progresso… há uma chance real de concluir um acordo”, ele afirmou.

Aprenda a investir na bolsa

Embora os riscos de curto prazo tenham aumentado, estrategistas do BofA-Merrill disseram que as ações europeias estão posicionadas para subir já que o eventual fracasso em alcançar um acordo provavelmente verá mais, e não menos, intervenção agressiva de autoridades incluindo o Banco Central Europeu (BCE).

“Mais no futuro, continuamos a ver os mercados acionários europeus avançando… o efeito colateral de um default da Grécia ou mesmo da saída da Grécia (da zona do euro) será controlável”, escreveram os estrategistas em nota para clientes.

. Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,79 por cento, a 6.753 pontos.

. Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,17 por cento, a 11.492 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,35 por cento, a 5.059 pontos.

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve avanço de 0,67 por cento, a 23.800 pontos.

PUBLICIDADE

. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,57 por cento, a 11.372 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 avançou 0,3 por cento, a 5.834 pontos.