Mastercard e dona da MetaMask anunciam solução para micropagamentos no Ethereum

Solução usa nova tecnologia elogiada por acelerar transações do Ethereum sem deixar segurança de lado

Paulo Barros

Publicidade

A Mastercard está se juntando à Consensys, empresa criadora da popular carteira de criptomoedas MetaMask, para desenvolver uma nova solução de rede blockchain compatível com Ethereum (ETH) e focada em casos de uso que incluem micropagamentos, corretoras descentralizadas (DEX), finanças descentralizadas (DeFi) e moedas digitais de bancos centrais (CBDC).

Chamada de Consensys Rollups, a plataforma foi criada com ajuda de engenheiros da Mastercard, e pretende oferecer a empresas uma solução mais rápida e eficiente que o Ethereum, ao mesmo tempo em que se apoia na segurança da principal rede de contratos inteligentes do mundo, avaliada em US$ 480 bilhões, para validar as transações.

O lançamento é voltado tanto para redes abertas quanto para instituições que precisam de uma blockchain com maior controle sobre os dados trafegados, ou seja, em modo permissionado (centralizado).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A solução utiliza a tecnologia de “rollups“, considerada promissora no meio das criptomoedas por permitir a criação de redes secundárias que agilizam e barateiam as transações do Ethereum sem deixar a segurança de lado, pois os dados continuam sendo validados pela rede principal.

Segundo a Consensys, as soluções construídas na nova plataforma poderão atingir uma taxa de transferência de até 10.000 transações por segundo em uma rede privada, contra 300 em redes privadas comuns e apenas 15 na rede principal do Ethereum.

“A ConsenSys Rollups permite muito mais escalabilidade, além de fortes proteções de privacidade para aprimorar as soluções para casos de uso existentes e permitir novos casos de uso. Esta solução inovadora ajudará a acelerar a construção do futuro das finanças”, diz Madeline Murray, líder global de engenharia de protocolo da ConsenSys.

Continua depois da publicidade

A aposta de Mastercard e ConsenSys é na tecnologia de criptografia chamada Zero-Conhecimento (zero-knowledge), considerada pelo cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, como o futuro da principal plataforma de contratos inteligentes do mundo.

Por meio dela, dados como conta bancária, valores e identidade dos usuários na rede seriam encobertos, protegendo a privacidade em transações privadas e até com governos – um dos casos de uso previsto é para o pagamento de impostos.

“A proteção do consumidor, incluindo privacidade e infraestrutura altamente escalonável, são requisitos essenciais para qualquer solução de blockchain que construímos”, explica Raj Dhamodharan, vice-Presidente executivo de ativos digitais e produtos e parcerias blockchain da Mastercard.

Continua depois da publicidade

Quer aprender a investir em criptoativos de graça, de forma prática e inteligente? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir

Paulo Barros

Editor de Investimentos