Marisa (AMAR3) anuncia parceria com Credsystem para oferecer crédito em lojas

Varejista afirma que, sem considerar o desconto de impostos, há potencial de lucro na ordem de R$ 1 bilhão com essa operação

Camille Bocanegra

Publicidade

A Marias Lojas (AMAR3) informou nesta segunda (18), por meio de fato relevante, o estabelecimento de Memorando de Entendimento (MOU) de caráter vinculante com a CredSystem para exploração de produtos de crédito. O acordo estabelece parceria comercial e estratégia para exploração da nova frente.

“A nova parceria com a Credsystem contribuirá também para que possamos focar na otimização e rentabilização da nossa atividade principal no varejo de moda. Viabilizaremos, portanto, uma redução significativa do risco operacional, regulatório e do esforço de funding vinculados à atividade financeira (de-risking)”, diz a Marisa no comunicado.

Na empreitada, está prevista a exploração das modalidades de empréstimo pessoal e cartões nas plataformas das lojas. O acordo deverá vigorar por 15 anos e prevê a divisão de lucros em 50% para cada parte.

A expectativa da varejista, de acordo com o anúncio, é que os termos definitivos da parceria sejam finalizados nos próximos 30 dias.

Continua depois da publicidade

Marisa (AMAR3) prevê receita de R$ 7 bilhões em 15 anos

A operação tem previsão de atingir o volume de receita total superior a R$ 7 bilhões no prazo de 15 anos. Para a Marisa, sem considerar o desconto de impostos, há potencial de lucro na ordem de R$ 1 bilhão.

Com a nova parceria, o processo de reformulação do negócio de crédito e cartões poderá permitir à Marisa o valor presente líquido de R$ 400 milhões.

A cifra inclui pagamentos da Credsystem à Marisa nos próximos 12 meses e o montante esperar a ser recebido na divisão de lucros prevista.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Monetização do “balcão”

A Marisa, no comunicado, informou também que a parceria permite que haja mais foco na atividade principal da companhia: o varejo de moda.

Após um semestre difícil para o setor do varejo e, especificamente, para a empresa, a operação com a Credsystem faz parte do plano de reestruturação da companhia.

Continua depois da publicidade

Entre os pilares do programa, está a monetização do chamado “balcão” (as plataformas de lojas) e a Marisa optou por avançar na estratégia através de parcerias.

Quem é Credsystem?

A Credsystem conta com 27 anos de experiência na área e é considerada, de acordo com o comunicado, a maior empresa especializada no fornecimento de soluções de cartão de crédito e outros serviços financeiros para o varejo.

O foco da companhia é o público de consumidores de classes econômicas emergentes, assim como a Marisa.

Continua depois da publicidade

Para a varejista, a parceria se pauta no uso “da força da marca e nossa plataforma nacional para distribuição de produtos e serviços de terceiros, tais como crédito, seguros, consórcios e planos de saúde, entre outros”, diz o anúncio de fato relevante.

AMAR3: Ações da Marisa caem 45% no ano

As ações da Marisa fecharam em queda a sessão desta segunda (18), com perda de 8,69%, a R$ 0,63. Em 2023, os papéis da empresa enfrentam queda de quase 50% e, no mês, passam por queda de 5,97%.