Mario Monti renuncia ao cargo de primeiro-ministro da Itália

Saída de Monti abre espaço para uma mudança geral no governo italiano; eleições nacionais devem ocorrer em 24 de fevereiro

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Confirmando os rumores levantados durante o dia, Mario Monti entregou o cargo de primeiro-ministro da Itália. A saída do político ajuda a abrir espaço para uma mudança estrutural na política do país nas próximas eleições, que estão previstas para acontecer no dia 24 de fevereiro, segundo informações do gabinete da presidência.

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, deve dissolver o Parlamento nos próximos dias. Ele iniciará consultas com líderes políticos já neste sábado para discutir os próximos passos e pediu para que Monti continue no cargo de forma interina até que essas negociações avancem.

No cargo desde 14 de novembro de 2011, Monti foi indicado por Napolitano para formar o governo da Itália. A nomeação foi feita no final de um longo dia de consultas do presidente para assegurar consenso e uma maioria parlamentar a um governo liderado por Monti, que sempre teve muito prestígio no âmbito econômico – antes de ser primeiro-ministro, ele já havia sido comissário europeu durante dois mandatos consecutivos, além de senador vitalício do Senado italiano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Monti já havia anunciado que sairia do poder assim que o orçamento fosse aprovado – o que ocorreu na manhã desta sexta-feira (21). Há expectativas sobre a posição do ministro sobre sua candidatura às eleições na Itália. Diversos líderes europeus já demonstraram seu apoio ao ministro caso ele se candidate, tendo em vista o progresso conquistado por ele na luta para recuperar o país da crise financeira que se alastra no Velho Continente.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers